Gastamos milhões em suplementos vitamínicos e minerais por ano. Recentemente tem havido vários relatos na literatura científica lançando dúvidas sobre os benefícios das vitaminas e suplementos. Existem vários tipos de suplementos, alguns prescritos pelos médicos, como ferro para aqueles com deficiência de ferro, gotas de vitaminas dadas a crianças, vitamina D e cálcio dado aos idosos, ácido fólico administrado durante a gravidez. Ma, nós realmente precisamos tomar suplementos vitamínicos e minerais se formos saudáveis ​​e seguirmos uma dieta bem equilibrada?

Qual é a evidência?

Há situações em que um indivíduo pode não ser capaz de obter vitaminas e minerais adequados da dieta, como quando o apetite é fraco, durante a doença e a recuperação, ou quando o intestino não funciona e os nutrientes não são adequadamente absorvidos. Porque, há evidências de que aqueles que fumam precisam de vitamina C. Os idosos podem se beneficiar das muitas vitaminas, pois sua ingestão, absorção e ingestão dietética podem ser pobres. Ensaios sobre o uso de vitamina C, E e beta-caroteno em doenças cardíacas e pacientes com câncer têm mostrado efeitos positivos e negativos. Selênio em um mineral que tende a ser difícil de obter de nossas dietas e alguns especialistas recomendam este antioxidante.

Vitaminas e suplementos na nossa vida

As altas doses podem ser tóxicas? 

A vitamina A é uma vitamina lipossolúvel que pode ser perigosa se tomada em grandes doses, pois é armazenada no fígado e dura para o corpo se livrar. É por isso que as mulheres grávidas são desaconselhadas a comer fígado durante a gravidez. Alta ingestão de ferro, selênio e zinco são tóxicos e vitamina C tomada em quantidade excessiva irá causar um desconforto no estômago. Suplementos de cálcio não são recomendados se você tem pedras nos rins ou câncer. 

Os consumidores também precisam estar cientes de que tomar suplementos de dose única pode causar desequilíbrios nutricionais. A beleza de comer uma dieta bem equilibrada é que os nutrientes trabalham juntos e dentro do corpo. Quando começamos a tomar doses únicas, podemos perturbar o equilíbrio. Portanto, alta dose de suplementação única não é recomendada. 

Dicas sobre Vitaminas e suplementos

  • Tente obter todos os nutrientes de uma dieta bem equilibrada, sempre que possível.
  • A suplementação não deve substituir uma ‘dieta saudável’.
  • Tome ácido fólico 400 microgramas – preconceito e durante a gravidez (previne defeitos congénitos) consulte o seu médico ou farmacêutico.
  • Suplementos B6 podem ser usados ​​para tratar a síndrome pré-menstrual, mas não ultrapassam 10mg por dia, pois altas doses podem causar sintomas neurológicos.
  • O cálcio pode ser prescrito pelo médico para aqueles com histórico familiar de osteoporose.
  • Vitaminas infantis gotas – pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
  • Um multi-vitamínico geral pode ser usado naqueles em programas de perda de peso, se você estiver doente, ou como uma apólice de seguro.

VEJA O SEU MÉDICO, FARMACÊUTICA OU DIETISTA PARA CONSELHOS ANTES DE COMEÇAR UM REGIME DE SUPLEMENTO 

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