Para melhorar o desempenho do exercício e ajudar a prevenir quedas e lesões, inclua treinamento de equilíbrio em sua rotina de exercícios.

Se você se comprometeu a fazer exercícios regularmente, provavelmente vai suar durante as sessões de cardio e sentir a queimadura com os treinadores de peso. Você pode até estar se esticando em um cachorro virado para baixo. No entanto, o treinamento de equilíbrio é um componente-chave da aptidão que é frequentemente deixado de fora. Então, por que é importante? De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, mais de 1 em cada 4 adultos idosos caem a cada ano. O treino de equilíbrio melhora a capacidade do seu corpo de reagir rapidamente aos erros do dia-a-dia, o que, por sua vez, ajuda a prevenir quedas. Durante o exercício, o equilíbrio também ajuda você a se movimentar com mais eficiência para melhorar o desempenho e a prevenção de lesões.

Equilíbrio se refere à capacidade de ficar em pé e firme, esteja você de pé, ajoelhado, sentado ou agachado. Vários sistemas sensoriais em seu corpo contribuem para um bom equilíbrio. Sua visão, ouvido interno e receptores articulares fornecem uma sensação de onde seu corpo está no espaço. O sistema neuromuscular sintetiza esta informação para lhe dar a estabilidade que você precisa para manter seu corpo ereto, com o seu peso uniformemente distribuído.

Treinamento de equilíbrio

Os exercícios de equilíbrio podem treinar e fortalecer seu sistema neuromuscular e aumentar sua estabilidade. Aqui estão algumas maneiras de incorporar atividades de equilíbrio ao seu dia:

1. Mude sua base de suporte

Tente ficar de pé com os pés mais próximos, andando colocando um pé diretamente na frente do outro ou equilibrando-o em uma perna.

  • Ande o feixe de equilíbrio. Finja que você está em uma trave de equilíbrio e caminhe um pé na frente do outro, mantendo o equilíbrio. Envolva as crianças na diversão também.
  • Seja um flamingo! Saldo em um pé qualquer chance que você tenha: durante comerciais de TV, esperando o ônibus, lendo as notícias. Procure oportunidades diárias para praticar.

2. Mude sua superfície para o equilíbrio

  • Fique em pé sobre um travesseiro ou tapete, almofada de espuma ou disco, progredindo para superfícies menos estáveis, como uma bola de balanço (Bosu) com o lado plano para baixo (mais estável) ou para cima (menos estável). Fique de pé com os pés juntos ou em uma perna, se puder.
  • Tente se aventurar por uma caminhada em terrenos variáveis, como uma praia ou uma trilha para caminhadas. Se você tiver acesso, ficar em uma doca ou ponte flutuante pode ser uma maneira divertida de se desafiar.

3. Feche os olhos – treinamento de equilíbrio

Tente fechar os olhos quando estiver com os pés juntos, fingir que anda em uma trave de equilíbrio, equilibrar em uma perna ou andar sobre uma superfície variável. Tenha cuidado e confie em um parceiro para suporte, se necessário.

4. Vire a cabeça ou olhe para cima e para baixo

Comece com várias posições de pé e perna, conforme observado acima, ou tente uma superfície instável. Se você precisar de um desafio, tente os dois ao mesmo tempo e também pode fechar os olhos! (Cuidado, isso é mais difícil do que parece!)

5. Adicione movimento em outro lugar

Em pé em uma perna, coloque os braços em uma posição T e faça pequenos movimentos circulares por 30 segundos. Em seguida, tente movimentos circulares na direção oposta. Trabalhe para aumentar seu tempo. Quando isso se tornar mais fácil, tente virar a cabeça de um lado para o outro simultaneamente.

Incorporando o treinamento de equilíbrio em sua atividade diária ou rotina de exercícios pode ser fácil e divertido. Estes exercícios devem ser adaptados ao seu nível de habilidade. Você deve ser desafiado, mas não no grau em que é difícil realizá-los com segurança.

Experimentos para treinamento de equilíbrio

Primeiramente, procure incorporar exercícios de equilíbrio em sua vida por pelo menos alguns minutos por dia – comece com esses experimentos.

  1. Durante telefonemas ou comerciais de televisão, pratique em pé em uma perna como um flamingo por 45 segundos, depois mude de lado. Se isto é muito fácil, tente fechar os olhos.
  2. Alinhe vários travesseiros de ponta a ponta e caminhe sobre eles, fingindo que está em uma trave de equilíbrio. Se isso for muito desafiador, ande sobre uma superfície plana. Experimente girar a cabeça lentamente de um lado para o outro, depois para cima e para baixo enquanto caminha.
  3. Experimente uma aula concebida para desafiar e melhorar o seu equilíbrio, como o tai chi, o pilates ou o yoga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui