O risoto, um prato clássico italiano com origens na parte norte do país, é tradicionalmente feito com arroz arborizado, um arroz de grão curto com uma consistência particularmente rica em amido. Enquanto a versão clássica é sempre um deleite, nós amamos a versatilidade do risoto, que pode ser feito com praticamente qualquer grão. Em particular, gostamos de usar cevada, não só porque este grão de noz acrescenta complexidade ao prato em termos de sabor e textura, mas também devido aos muitos benefícios para a saúde do grão.  

Cevada

A cevada integral é carregada com fibra, especialmente a cevada descascada. No entanto, tanto a cevada descascada quanto a pérola são muito ricas em fibras, o que ajuda a manter o açúcar no sangue sob controle. Nesta receita, usamos cevada descascada, por isso a cozedura demora cerca de 50 minutos. Cevada perolada cozinharia mais rapidamente (em cerca de 30). A cevada também contém selênio, um importante mineral e antioxidante. Ao iniciar seu risoto com um grão tão saudável, você sabe que está criando uma base saudável para uma refeição que ajudará a sustentar sua energia ao longo do dia. Se você estiver em uma dieta sem glúten, substitua a cevada por um arroz integral.

É difícil de fazer o risoto?

A quantidade de trabalho envolvido com este prato é muito menor do que você imagina. Risoto tem a reputação de precisar de muita atenção, mas na realidade só precisa de algumas agitações de vez em quando, e pouco mais. A fórmula básica para um risoto é cozinhar delicadamente suas cebolas, alho, alho-poró ou outros legumes em óleo ou manteiga e ervas, seguidos por seus grãos. Quando os grãos estiverem cobertos de óleo, adicione um pouco de vinho branco e deixe cozinhar. A partir daí, o estoque é adicionado pouco a pouco até que os grãos estejam cozidos e o líquido seja absorvido principalmente.

Risoto de Cevada com Cogumelos

O risoto pode ser tão elegante (pense em lagosta e açafrão) ou tão simples quanto você gosta. Nossa receita é do lado mais simples, ignorando o uso clássico de ervas e vinho branco. Escolha os cogumelos que parecem bons no mercado, ou o que seu paladar mais preferir. Se é primavera, risoto funciona lindamente com produtos como aspargos, ervilhas e alcachofras. Se você misturar o parmesão real no final da cozedura, esta receita é isenta de lactose, uma vez que o processo de envelhecimento do queijo ajuda a quebrar a lactose antes de entrar no seu corpo.

Com um formato de receita simples como este, você verá que o risoto pode embalar muito sabor, nutrientes e conforto sem muito esforço. Experimente emparelhar com uma salada fresca para obter mais sabor, fibras e vitaminas.

Ingredientes para Risoto de Cevada com Cogumelos

1 colher de sopa de azeite, dividido  
1 xícara de cevada  
1 xícara de cogumelos fatiados  
5-6 xícaras de caldo de legumes com baixo teor de sódio 
1/4 xícara de queijo parmesão ralado, mais mais para servir (opcional) 
Salsa, para servir  
Sal, a gosto 
Pimenta, a gosto

Modo de Preparo

Em uma frigideira em fogo médio, aqueça o óleo. Adicione os cogumelos e cozinhe até dourar, cerca de 5-6 minutos, mexendo ocasionalmente. Retire do fogo e reserve.  

Em uma panela em fogo médio, aqueça o óleo. Adicione a cevada e mexa para cobrir o óleo. Adicione 1 xícara de caldo. Deixe ferver, reduza o fogo e cozinhe, mexendo sempre. Uma vez que a cevada tenha absorvido a maior parte do caldo, adicione outra xícara. Repita até que a cevada esteja apenas cozida e o caldo seja quase totalmente absorvido. 

Uma vez que a última xícara de caldo é quase absorvida, misture os cogumelos e queijo parmesão. Coloque em tigelas, tempere com sal e pimenta e decore com outra pitada de queijo e salsa. Apreciar

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