A proteína é um nutriente que as dietas da moda nunca ousaram recomendar a omissão de sua dieta. Uma deficiência desse nutriente pode resultar em morte. Tal como acontece com os outros nutrientes essenciais, precisamos de uma quantidade definida de proteína para uma saúde ótima, poque ultrapassar isso pode causar problemas.

Proteína e seus tipos

A proteína tem inúmeras funções no corpo:

  • Regula e mantém as funções do corpo: coagulação sanguínea, equilíbrio de fluidos e produção de enzimas e hormônios
  • Suporta crescimento e manutenção: cabelo, pele, unhas e células
  • Constrói anticorpos necessários para o seu sistema imunológico
  • Fornece energia

Primeiramente, os aminoácidos são os blocos de construção das proteínas. Uma cadeia de aminoácidos que compõe uma proteína pode conter até 20 aminoácidos diferentes. Eles são compostos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Existem aminoácidos essenciais e não essenciais. Então, você tem que consumir os essenciais, enquanto os não essenciais podem ser feitos por outros aminoácidos quando há uma quantidade suficiente em sua dieta. Uma fonte de proteína que contém todos os aminoácidos essenciais é considerada uma proteína completa. Proteínas animais (carne, aves, frutos do mar e ovos) se enquadram nessa categoria. As proteínas incompletas (vegetais, grãos e nozes) podem se tornar completas quando combinadas. Exemplos disso são

  • Feijão e arroz,
  • Manteiga de amendoim e pão, e
  • Cereal e leite.

A seguir estão o consumo dietético de referência:

  • Adultos e crianças devem obter 10% a 35% de suas calorias provenientes de proteínas.
  • Usando novos dados, o relatório reafirma os níveis recomendados previamente estabelecidos de ingestão de proteína, que é de 0,8 gramas por quilograma de peso corporal para adultos; no entanto, os níveis recomendados aumentam durante a gravidez .

Seu corpo não armazena proteína da maneira que armazena carboidratos e gorduras. Portanto, isso significa que sua dieta é a fonte crítica para esse nutriente essencial. Mais não é melhor, então não há necessidade de ir além das recomendações. De fato, pesquisas demonstraram que dietas muito ricas em proteínas podem levar ao aumento da perda de cálcio e enfraquecimento dos ossos. Certifique-se de adicionar uma fonte de proteína para cada refeição para reduzir sua fome e mantê-lo saudável.

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