A próxima vez que você estiver prestes a decidir o que comer, lembre-se de que “é o que está dentro que conta”. Você pode dar uma olhada no interior, lendo o que está do lado de fora, ou o rótulo. O rótulo de informações nutricionais, é sua melhor fonte de informações para o que você está alimentando seu corpo. Antes que você possa usá-lo, você tem que saber como lê-lo, então vamos “digerir” o rótulo dos alimentos. Também traremos nesse artigo, informações sobre uma pirâmide alimentar saudável

O rótulo dos alimentos fornece informações sobre

  • porção,
  • calorias
  • calorias da gordura,
  • gordura total,
  • gordura saturada,
  • gordura monoinsaturada,
  • gordura poli-insaturada,
  • gordura trans,
  • colesterol,
  • sódio,
  • carboidratos totais,
  • fibra dietética,
  • açúcares
  • proteína,
  • vitaminas e
  • minerais.
Pirâmide alimentar saudável

Antes de mais nada, a coisa mais importante para ler no rótulo dos alimentos é a primeira linha. Assim, o tamanho da veiculação listado é o que todo o restante das informações é baseado. Mas, quando você consome mais de dois cookies, é necessário aumentar os números com base em quantas porções você consome. Por exemplo, se houver 100 calorias em dois cookies e você consumir seis cookies, inegavelmente você estará consumindo 300 calorias.

Informações

Primeiramente, as informações listadas abaixo do tamanho da porção são listadas em gramas e porcentagens. Você aprenderá como interpretar as gramas para cada nutriente mais tarde no artigo. Com a finalidade de ajudar as pessoas a determinar se a comida atenderá às suas necessidades nutricionais, a FDA desenvolveu um conjunto de padrões genéricos chamados Valores Diários. Mas, você só encontrará os valores diários listados nos rótulos dos alimentos. As DRIs padrão não podem ser usadas porque variam de acordo com o sexo e a idade, por isso são muito específicas para um rótulo de alimentos. Mas, a limitação dos valores diários é que eles são baseados em uma dieta de 2.000 calorias. Isso significa que as porcentagens são relevantes apenas para alguém que está consumindo 2.000 calorias. 

A Pirâmide do Guia Alimentar – Alimentos

Afinal, todo mundo já ouviu falar sobre a importância de seguir uma dieta equilibrada, mas como você sabe qual é o equilíbrio correto? O objetivo de uma pirâmide alimentar saudável é consumir uma quantidade adequada de calorias, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e água. Os alimentos podem ser divididos em grupos de alimentos de acordo com seu conteúdo calórico e nutritivo. Certamente, isso significa que você pode consumir qualquer alimento dentro de um grupo de alimentos e obter uma quantidade semelhante de nutrientes. Porque, a quantidade de calorias dependerá da quantidade que você consome.

Guias alimentares vêm categorizando alimentos em grupos de alimentos desde 1916 e sofreram muitas mudanças:

  • 1916 Guia de compra de Caroline Hunt : cinco grupos de alimentos eram leite e carne; cereais; vegetais e frutas; gorduras e alimentos gordurosos; e açúcares e alimentos açucarados
  • 1930 HK Stiebeling compra guia : 12 grupos, eram leite; carne magra, aves e peixes; feijões maduros secos, ervilhas e nozes; ovos; farinhas e cereais; vegetais verdes e amarelos frondosos; batatas e batatas doces; outros vegetais e frutas; tomates e citrinos; manteiga; outras gorduras; e açúcares
  • A dieta básica da Seven Seven em 1940 : sete grupos de alimentos eram leite e produtos lácteos; carne, aves de capoeira, peixe, ovos, feijões secos, ervilhas e nozes; pão, farinha e cereais; vegetais verdes e amarelos frondosos; batatas e outras frutas e legumes; cítricos, tomate, repolho e verduras; e margarina fortificada com manteiga
  • Dieta básica de quatro bases de 1956-1970 : grupo de leite; grupo de carne; pão e cereais; e grupo hortaliças
  • 1979 Dieta de fundação livre de problemas : cinco grupos de alimentos eram grupo de queijo e leite; grupo de carne, aves, peixe e feijão; grupo pão-cereal; grupo hortaliça; e gorduras, doces e grupo de álcool

Dica – Pirâmide alimentar saudável

Por fim, os guias alimentares separaram os alimentos em grupos alimentares por quase um século. A atual Pirâmide Alimentar ainda enfatiza uma dieta balanceada com os alimentos de cada um dos grupos de alimentos, mas com a versão de hoje do plano, você pode obter um plano personalizado em vez de apenas recomendações gerais. Portanto, esta é a chance de todos aprenderem a comer uma dieta bem equilibrada.

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