Os três piores exercícios para dor lombar

Três dos exercícios mais comuns que visam reduzir a dor nas costas podem, na verdade, causar mais danos do que benefícios. Na verdade, alguns desses exercícios são absolutamente perigosos. Dada a frequência com que esses exercícios prejudiciais são prescritos, não é surpreendente que a maioria das pessoas sinta dor nas costas em algum momento de sua vida e o tratamento médico típico não seja eficaz para reduzir a dor.

O primeiro exercício prejudicial é o “Superman”, que consiste em deitar-se de bruços e levantar os braços e as pernas. Isso causa uma forte contração na parte inferior das costas.

A principal razão pela qual este exercício é perigoso é que sempre que você hiperestende a coluna, as articulações facetárias (uma das articulações entre as vértebras adjacentes) são comprimidas em uma posição comprometedora. As articulações são extremamente sensíveis e muitas vezes causam dores nas costas de muitas pessoas.

Adicionar uma contração muscular nesta posição pode resultar em forças superiores a 6.000 Newtons (um Newton é uma unidade de força). Para se ter uma ideia do que significa esse tipo de força, o NIOSH, que é uma organização de segurança dirigida pelo governo americano, afirma que a força máxima permitida no local de trabalho é de 6.700 Newtons.

O exercício “Superman” se aproxima do nível máximo seguro de força de compressão da coluna vertebral em uma posição hiperestendida (comprometida), tornando este exercício um verdadeiro destruidor da coluna.

O que é enganoso sobre esse exercício é que geralmente o movimento (de qualquer tipo) proporciona alívio no início, portanto, esse exercício pode reduzir temporariamente a dor. No entanto, devido aos danos que pode causar nas articulações, esse exercício tende a aumentar os níveis de dor nas costas com o tempo.

O segundo exercício prejudicial é o aperto ou abdominais. Não importa se este exercício é executado ou não com os joelhos flexionados, retos, como um abdominal completo, apenas um aperto, ou em uma bola suíça; este exercício causará inevitavelmente danos à coluna.

Isso é contra-intuitivo, pois a crença popular é que aumentar a força do “núcleo” reduzirá a dor nas costas. A verdade é que o aumento da força abdominal não está associado à dor nas costas (entretanto, a resistência muscular protege contra a dor nas costas).

O problema com a trituração é que a pesquisa de laboratório descobriu que a maneira mais fácil de herniar um disco é realizar movimentos repetitivos de flexão (flexão) para extensão (endireitando de volta ao normal) (uma trituração envolve flexionar e estender a coluna repetidamente).

Como resultado, a realização de flexões pode aumentar o desgaste do disco, além de criar ou piorar os discos com hérnia.

O último exercício é o side-crunch. Este exercício para os oblíquos envolve segurar um haltere ou peso na mão e, em seguida, curvar-se para o lado e voltar para cima. Isso é ruim para as costas pelas mesmas razões que uma compressão: flexionar e estender repetidamente (endireitar) a coluna pode herniar um disco.

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