Os 8 melhores chás para acalmar a ansiedade – Sencha Tea Bar

Você se sente nervoso ou sofre de um distúrbio de ansiedade? Encontrar maneiras de relaxar e desestressar no mundo digital de hoje pode ser difícil. Felizmente, tomar uma xícara de chá pode ser uma maneira fácil e deliciosa de relaxar e se concentrar nas coisas importantes da vida.

Nem todos os chás são criados iguais. Alguns oferecem melhores propriedades relaxantes do que outros. Reunimos uma lista dos melhores tipos de chá que você pode beber para ajudar a aliviar alguns dos sintomas de ansiedade.

Quer goste de chás de ervas ou chás verdadeiros, com certeza encontrará algo que adora nesta lista que pode ajudá-lo a reduzir seus níveis de estresse.

Os 8 melhores chás para ansiedade

1. Chá de camomila

O chá de camomila é uma bebida doce e saborosa, conhecida por seus efeitos calmantes. O chá é feito pela infusão de flores de camomila em água quente. Pode ser fermentado com flores frescas ou secas.

Estudos mostram que o chá de camomila pode se ligar aos receptores GABA no cérebro, ajudando a induzir o relaxamento (1). Este chá de ervas tem como alvo os mesmos receptores do sistema nervoso usados ​​por medicamentos como o Xanax. O chá é usado há muito tempo para ajudar a induzir o sono e é um dos chás de dormir mais famosos.

Como preparar:

Use uma colher de sopa de flores de camomila secas ou duas colheres de sopa de flores frescas. Leve a água para ferver rapidamente, adicione as flores e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Beba antes de dormir para ajudar a melhorar o sono ou beba durante o dia se se sentir nervoso ou ansioso.

2. Chá Verde

O chá verde é famoso por seus benefícios à saúde. Estudos mostram que pode ajudar a melhorar tudo, desde a perda de peso até a pressão arterial. O chá verde contém antioxidantes e polifenóis que ajudam a melhorar a saúde. Por conter o aminoácido L-teanina, o chá verde tem se mostrado promissor como remédio para acalmar os nervos.

Estudos mostram que a L-teanina tem efeitos diretos no cérebro, que foram demonstrados por meio do uso de testes eletroencefalográficos. L-teanina aumenta a atividade da onda alfa no cérebro, indicando uma capacidade de aumentar o relaxamento sem sonolência (2).

Como preparar:

Comece o seu dia com uma xícara de um dos nossos chás verdes japoneses, que são cozinhados no vapor e notáveis ​​por seus sabores ligeiramente doces e verdes ou opte por um chá verde chinês torrado que oferece um sabor tostado e terroso. O chá verde não deve ser preparado com água fervente, pois a alta temperatura pode causar um sabor amargo na bebida. Em vez disso, prepare o chá verde com água entre 160 e 180 graus Fahrenheit (70-82 graus Celsius). Íngreme por 1 a 3 minutos.

3. Chá de maracujá

O chá de passiflora é feito de flores de centenas de espécies da família Passiflora. O chá de maracujá oferece um perfil de sabor delicado com notas doces. Tem um sabor suave e pode ser facilmente misturado com outras ervas como capim-limão e camomila.

O chá de passiflora é muito utilizado na Europa como remédio natural para a ansiedade. A pesquisa mostra que os flavonóides do chá de passiflora têm efeitos moduladores nos receptores GABA. Este chá de ervas também contém a flavona crisina, que se mostrou tão eficaz na redução da ansiedade quanto o midazolam – um medicamento para ansiedade comumente prescrito (3).

Como preparar:

Use uma colher de sopa de pétalas de maracujá secas para cada 240 ml de água. Mergulhe as flores em água fervente por 5 a 10 minutos. Beba antes de dormir para ajudar a relaxar após um dia difícil ou tome um gole ao longo do dia para diminuir os níveis de estresse.

4. Chá de erva-cidreira

O chá de erva-cidreira é feito infundindo folhas de erva-cidreira em água quente. Esta infusão oferece um sabor ácido, vivo e revigorante. O sabor e o aroma do chá podem melhorar o humor e aliviar o estresse.

Um estudo publicado em Nutrientes descobriram que o chá de erva-cidreira ajuda a reduzir o estresse sem os efeitos colaterais adversos dos medicamentos prescritos. Os pesquisadores descobriram que beber chá de erva-cidreira resultou em diminuições significativas da ansiedade uma e três horas após o consumo. O chá ajudou a aumentar a sensação de cansaço, sem comprometer as faculdades mentais ou diminuir a cognição (4).

Como preparar:

Use uma colher de sopa de folhas secas ou duas colheres de sopa de folhas frescas para cada xícara de água fervente. Íngreme por 5 a 10 minutos. O chá de erva-cidreira é um bom chá diurno, pois pode ajudar a aumentar o relaxamento, sem causar sonolência ou diminuir a evocação da memória. Beba ao longo do dia conforme necessário para acalmar os nervos agitados e acalmar os sintomas que levam aos ataques de pânico.

5. Chá de Rosa

O chá de rosa se refere a uma infusão feita de pétalas de rosa. Apresenta um delicado sabor floral que é levemente adocicado. Experimente o nosso chá Shanghai Rose, que combina pétalas de rosa aromáticas com delicado chá branco chinês.

Estudos mostram que o chá de rosa tem efeitos neurofarmacológicos. Pesquisadores no Irã descobriram que o chá de damasco rosa oferece efeitos hipnóticos e analgésicos. O chá aumentou o sono profundo e reduziu o tempo que levava para adormecer. Os cientistas também descobriram que o chá afeta diretamente os receptores das benzodiazepinas – da mesma forma que os medicamentos prescritos como o Xanax e o Clonazepam o fazem (5).

A maioria dos pesquisadores atribui esses benefícios aos flavonóides presentes no chá de rosas. Esses flavonóides visam diretamente a produção do hormônio do estresse cortisol e ajudam a diminuir a inflamação, o que alivia a dor.

Como preparar:

Use uma colher grande de pétalas de rosa secas para cada 240 ml de água. Adicione a uma panela com água fervente e cozinhe por 5 a 8 minutos. Coe as pétalas de rosa em uma peneira de malha fina e sirva em xícaras de chá. Adoçar com agave ou mel conforme desejar.

6. Chá de hortelã-pimenta

O chá de hortelã-pimenta é um chá revigorante que ajuda a melhorar o humor por meio de seu aroma refrescante e sabor formigante. Esta erva é usada por iogues e praticantes de medicina tradicional como uma forma de aumentar o relaxamento e melhorar o humor.

Estudos em animais mostraram que o chá de hortelã-pimenta pode ajudar a modular as atividades do sistema nervoso central e periférico. Os efeitos edificantes deste chá foram atribuídos aos constituintes fenólicos, incluindo o ácido rosmarínico e também o mentol (6).

Como preparar:

Use 1 colher de sopa de folhas secas de hortelã-pimenta ou 2 colheres de sopa de folhas frescas para cada xícara de água. Você também pode usar outras plantas da família Mint, incluindo menta chocolate e menta Nana – o tipo de menta usado no chá de menta marroquino. Para colher esses benefícios, use folhas frescas ou secas em vez de saquinhos de chá, que podem conter filers e folhas quebradas sem todos os compostos saudáveis.

Adicione as folhas à água fervente e deixe em infusão por 3 a 5 minutos. Beba de manhã para dar um impulso revigorante ao seu humor ou ao longo do dia para elevar o seu ânimo, conforme necessário.

7. Valerian Root Tea

A raiz de valeriana é uma das ervas mais calmantes que você pode usar para preparar chá. A dificuldade em dormir é um dos principais efeitos da ansiedade e da depressão. Beber este chá pode ajudar a acalmar os nervos e tornar mais fácil adormecer e conseguir um sono reparador.

Uma meta-análise mostrou que a raiz de valeriana tem efeitos hipnóticos e sedativos. Os pesquisadores descobriram que a raiz de valeriana parecia funcionar melhor em insônia leve a moderada (7). A raiz de valeriana também possui propriedades relaxantes musculares naturais que podem ajudar a reduzir a tensão e o estresse.

Como preparar:

Leve a água para ferver rapidamente e adicione uma colher de chá de raiz de valeriana seca. Deixe o chá em infusão por 10 a 12 minutos dependendo do sabor desejado. Quanto mais tempo o chá infundir, mais forte será o sabor. Beba o chá uma hora antes de dormir para ajudar a melhorar o sono.

8. Chá de lavanda

O óleo essencial de lavanda é conhecido por suas propriedades calmantes e é um dos remédios de ervas mais populares para ansiedade e estresse. A planta também faz um dos melhores chás calmantes.

Um estudo com 31 indivíduos indicou que o cheiro de lavanda pode aumentar o sono profundo. Ele também pode elevar os níveis de energia quando você acorda. Durante o estudo, o aroma de lavanda aumentou o sono de ondas lentas e o sono REM (8). O chá de lavanda também pode promover a produção de dopamina – a substância química da felicidade do cérebro. Ao mesmo tempo, diminui o cortisol, o hormônio do estresse.

Como preparar:

Use 2 colheres de sopa de flores de lavanda para cada 240 ml de água. Mergulhe em água quente por 10 minutos. Beba uma hora antes de dormir para ajudar a melhorar o sono. Você também pode beber durante o dia para ajudar a diminuir os níveis de estresse.

Relaxe e descontraia com os melhores chás para ansiedade

Se você é como milhões de americanos e sofre de sintomas de ansiedade, beber chá pode ajudar a acalmar seus nervos e prevenir episódios violentos ou ataques de pânico. Certos chás têm como alvo direto o sistema nervoso para diminuir os hormônios do estresse e melhorar o humor. Outros oferecem efeitos calmantes que podem ajudá-lo a desestressar após um dia difícil.

Beber chá pode ajudar a diminuir a frequência cardíaca e melhorar o relaxamento. Reservar um tempo para saborear uma deliciosa xícara de chá o incentiva a dedicar alguns minutos do dia para se concentrar em você. Acomode-se em uma posição confortável e respire o aroma delicioso do seu chá. Concentre-se em sua respiração e aproveite o momento presente.

Origens:

1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2995283/

2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18296328

3. https://www.gaiaherbs.com/uploads/A_Research_Review_of_Passionflower-1371567390.pdf

4. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4245564/

5. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3586833/

6. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16767798

7. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22863505

8. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07420520500263276

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