Mito ou Verdade – fato ou ficção; Há tantas informações conflitantes sobre o exercício e o não-exercício, então, o que devemos realmente acreditar? Este artigo pretende dar uma olhada mais de perto e esclarecer alguns dos mitos e verdades sobre exercícios físicos.

Mitos e verdades sobre exercícios físicos

Sem dor, Sem ganho – Mitos e verdades sobre exercícios físicos

Mito – A regra mais importante do exercício é ouvir o seu corpo; portanto, se doer, pare o que você está fazendo. Claro que não há problema em sofrer de dor muscular de início tardio após uma sessão de treinamento, mas nunca devemos nos esforçar para que estejamos com dor. Se você tiver uma lesão, assegure-se de que esteja totalmente recuperado antes de reiniciar seu programa de exercícios. 

Aumentar a intensidade dos exercícios para alcançar os melhores ganhos

Mito – A genética desempenha um grande papel na forma como olhamos, não importa quanto nos exercitemos. Portanto, duas pessoas que seguem o mesmo treino de alta intensidade atingirão resultados totalmente diferentes. O treinamento de alta intensidade é difícil de sustentar a longo prazo, de modo que exercícios regulares e constantes geralmente produzirão resultados muito melhores em um período de tempo mais curto. 

As pessoas idosas devem fazer exercícios de baixo impacto ou exercícios aquáticos

Verdade – até certo ponto. Fazer exercícios com menor carga e exercícios de menor impacto à medida que você envelhece é provavelmente benéfico, pois reduzirá o estresse nas articulações que já podem estar enfraquecidas. Exercícios de baixo impacto geralmente são benéficos se você estiver se recuperando de uma lesão ou apenas iniciando um novo programa de exercícios. 

O treinamento de força sozinho garantirá músculos maiores

Mito – O treinamento de força sozinho vai queimar calorias, manter a massa muscular e diminuir a gordura corporal. Mas, para aumentar a massa, você realmente precisa sobrecarregar seus músculos. Sobrecarga progressiva de seus músculos é a única maneira de aumentar seu tamanho. Comece com um período de condicionamento muscular para preparar os músculos para o período de sobrecarga e minimizar o risco de danos. 

Se você alongar antes dos exercícios, evitará lesões – Mitos e verdades sobre exercícios físicos

Mito – É importante garantir que você se aqueça antes de realizar seu programa de exercícios, mas esse aquecimento não deve ser confundido com apenas alongamento. Seu aquecimento pode incluir alguns alongamentos, mas isso é secundário para preparar nossos corpos para o exercício. Mantenha seu aquecimento relevante para o exercício que você estará fazendo, com cardio leve e alongamentos.

Aulas de ioga são uma perda de tempo

Mito – Durante anos, as pessoas debateram os potenciais benefícios do ioga na mente e no corpo. A pesquisa vinculou a ioga à melhoria da postura, equilíbrio, flexibilidade e coordenação. É uma atividade de baixo impacto e, portanto, pode ser muito benéfica para qualquer pessoa com problemas articulares e rigidez. 

Você deve tomar suplementos para ajudá-lo a construir – Mitos e verdades sobre exercícios físicos

Mito – Se o seu objetivo é manter-se em forma e saudável, ao mesmo tempo que aumenta a sua massa muscular, não é sempre necessário o fornecimento ilimitado de suplementos e batidos. Uma dieta variada contendo uma rica fonte de nutrientes é muitas vezes tudo que você precisa. No entanto, se você acredita que não está recebendo nutrição suficiente apenas da sua dieta. Para aumentar, tente aumentar a ingestão de carboidratos comendo bastante massa e arroz marrons e obter proteína com mais frango magro ou peixe à sua dieta. 

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