Quanto mais forte for sua crença de que você pode atingir uma meta ou mudar um comportamento, maiores são suas chances de sucesso. Mas, você pode tomar medidas para aumentar sua confiança na capacidade de perder peso.

Não há dúvida sobre isso: mudar hábitos é difícil. Então, se você perdeu a perda de peso no passado, é compreensível que sua confiança em fazer mudanças duradouras seja baixa. No entanto, quanto mais forte for sua crença de que você pode atingir uma meta ou mudar um comportamento, maiores são suas chances de sucesso. Acreditar em você é fundamental para aumentar sua confiança. Especialistas comportamentais chamam isso de autoeficácia. E isso pode fazer ou quebrar seus esforços de perda de peso.

Pense em como você se vê. Você está lutando para acreditar na sua capacidade de perder peso? É normal sentir-se apreensivo no começo. Mas, com a prática, você pode melhorar seu senso de autoeficácia e aumentar sua confiança. 

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aumentar sua confiança na perda de peso

Experimente estas estratégias:

  1. Defina expectativas realistas. Você espera resultados imediatos? É comum definir metas que não são realistas. Por exemplo, você pode se preparar para o fracasso se passar de não se exercitar para tentar trabalhar por uma hora todos os dias. Em vez disso, concentre-se em pequenas mudanças viáveis, como caminhar por pelo menos 10 minutos diariamente, para que você possa experimentar sentimentos de sucesso a cada semana. 
  2. Reconheça o sucesso. Tire um tempo para celebrar suas conquistas, não importa quão pequenas. Você pegou as escadas em vez da escada rolante um dia? Comer um café da manhã saudável três dias seguidos? Dê um tapinha nas costas. Você pode normalmente não reconhecer as pequenas coisas, mas isso o ajudará a permanecer positivo e confiante.
  3. Mantenha uma mentalidade de aprendizado. Aceite que os contratempos ocorrerão. Mas, a maneira como você lida com os obstáculos afeta sua confiança e sua vontade de continuar. Aborde os desafios com uma mente aberta. Pergunte a si mesmo: “O que posso aprender com essa experiência?”. essa pergunta fortalece mente e ajuda aumentar a confiança.
  4. Pratique conversa interna positiva. A conversa interior é o seu diálogo interior – o que você diz para si mesmo em qualquer momento. Com a prática, você pode começar a mudar pensamentos negativos em positivos. Por exemplo, em vez de dizer: “Eu nunca alcançarei meu objetivo de perda de peso”, tente: “Alcançar o peso de minha meta leva tempo, mas posso fazê-lo se mantiver a meta.”
  5. Encontre um suporte saudável. As pessoas mais próximas a você podem se sentir intimidadas pelo seu desejo de fazer mudanças saudáveis. Diga-lhes o quanto é importante o apoio deles e o que eles podem fazer para incentivá-lo. Certifique-se de se conectar com outras pessoas que tenham objetivos semelhantes. 

Experimentos para aumentar a confiança

  1. Primeiramente, conecte-se com um amigo ou membro da família que também esteja trabalhando em mudanças saudáveis. Discuta maneiras de apoiar um ao outro. Por exemplo, verifique regularmente por telefone ou planeje as datas de caminhada semanal. viver só, não ajuda a aumentar sua confiança.
  2. Pegue pensamentos negativos que surgem em sua mente ao longo do dia e transforme-os em reforços positivos. Em vez de dizer: “Eu não posso ficar com um programa de exercícios”, tente: “Eu posso encontrar um objetivo realista hoje”.
  3. Faça uma lista de realizações diárias, não importa quão pequena. Adicione a esta lista todos os dias. Isso permite que você se concentre no que está indo bem em sua vida, ao invés do que não está.

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