Eu estiquei meu pescoço com pá!

Sim, você leu correto. Não é uma lesão na parte inferior das costas, mas no pescoço. O mecanismo é o mesmo, mas eu queria abordar a dor no pescoço neste artigo. O fato é: você pode distender qualquer músculo ou articulação realizando qualquer atividade.

Neste exemplo, um paciente nosso estava removendo a neve com uma pá e virou a cabeça enquanto levantava a pá para jogar um pouco de neve para o lado. Ele mencionou que era cuidadoso com as costas – dobrando os joelhos, usando a coxa como ponto de apoio, não pegando uma carga muito pesada, etc. Mas quando ele virou a cabeça para a direita, ele imediatamente sentiu seus músculos do lado direito de seu pescoço, da parte posterior e lateral da cabeça até a parte superior das costas, paralisa. Ele disse que parecia um grande espasmo ou cãibra.

Já vimos isso muitas vezes antes, a mesma coisa pode acontecer na região lombar ou na perna também. As pessoas às vezes podem descrevê-lo como uma sensação de “cavalo Charlie”. Então, por que isso pode acontecer fazendo uma atividade que você não pensaria que causaria isso?

A resposta é esta: às vezes, um músculo ou uma articulação está prestes a ficar irritado. Digamos, por exemplo, na noite anterior à tempestade de neve, você passou horas no computador; seu pescoço estava apertado depois, mas parecia ir embora Então você foi para a cama e se levantou cedo para trabalhar com a pá. Meio adormecido, enquanto todos ainda estavam na cama, você colocou o casaco, o chapéu e as luvas, enfrentou o frio e começou a trabalhar com a pá.

No exemplo acima, você pode ver como o pescoço do shoveler provavelmente ainda estava irritado da noite anterior (pode ter piorado durante o sono também), então sem aquecer os músculos um pouco (tomar um banho ou alongar-se um pouco teria fez uma grande diferença), ou mesmo beber um pouco de água (isso ajuda a hidratar o corpo obviamente, neste caso os músculos e as articulações, ajudando a prevenir lesões). Nesse caso o indivíduo provavelmente dá um choque no corpo, sai no frio e passa a fazer uma boa quantidade de atividade física.

Agora, não estou dizendo que fazer isso nem algo semelhante vai causar uma lesão no pescoço ou nas costas, e sei que a maioria de nós já foi culpada disso no passado. No entanto, se alguém tem o hábito de fazer esse tipo de coisa com frequência, você pode e acabará se machucando. Vou lhe dar algumas dicas que você pode usar para curar o pescoço depois de esticá-lo, mas tenha em mente que o objetivo real é evitar que isso aconteça. Acredite em mim, eu já vi pessoas que o esticaram tanto ou o esticaram e restringiram repetidamente, que seu pescoço está a ponto de não cicatrizar tão fácil ou rápido. Portanto, como você provavelmente pode imaginar, meu primeiro passo para curar um pescoço tenso é evitá-lo.

Curando uma entorse / distensão no pescoço:

1. Tente evitar e impedir que isso aconteça. Isso vale especialmente para aqueles de nós que já machucaram o pescoço e têm uma ideia do que causa isso.

2. Melhore ou corrija o alinhamento da coluna. Para fazer isso, consulte um quiroprático, osteopata ou alguém que faça isso profissionalmente. Uma massagem geralmente ajuda porque uma boa massagem pode ajudar a relaxar os músculos e ligamentos, permitindo que a coluna volte ao lugar.

3. Use primeiro as terapias naturais. Calor e gelo são fáceis de fazer, não custam nada e você pode usá-los a qualquer hora. Na verdade, é raro que um relaxante muscular prescrito seja necessário.

4. Comece a fazer alongamentos suaves para o pescoço assim que começar a se sentir melhor. Isso ajudará a alongar os músculos, quebrando as aderências musculares e evitando tensões futuras. O alongamento mais comumente necessário é a inclinação lateral da cabeça. Lentamente, traga uma orelha em direção ao ombro até sentir um alongamento; segure por 10-20 segundos, relaxe e repita.

5. Massagem muscular em casa. Use as pontas dos dedos para encontrar os pontos apertados para massagear. Você descobrirá que geralmente é uma sensação do tipo “boa dor”. Depois de receber a massagem ou o alinhamento da coluna, você terá uma ideia melhor de como é.

6. Use um travesseiro cervical para dormir. Isso também ajuda a relaxar os músculos, ajudando a alinhar a coluna vertebral. Ele também pode e deve ser usado como um dos métodos de prevenção da dor no pescoço.

Aí está! Da próxima vez que você esticar o pescoço ou sentir um espasmo no pescoço prestes a começar, use as dicas acima. Minha melhor recomendação é usar a lista acima para prevenção ou manutenção da coluna do pescoço, se desejar. Todos nós já ouvimos isso antes, mas vou dizer novamente: uma onça de prevenção vale um quilo de cura!

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