Então você quer aprender o que é a dieta cetogênica, também, conhecida como dieta keto, dieta baixa em carboidratos, baixa gordura carb alta ( LCHF ), etc.

A dieta cetogênica é bem conhecida por ser uma dieta baixa em carboidratos, onde o corpo produz cetonas no fígado para ser usado como energia.

Quando você come algo rico em carboidratos, seu corpo produz glicose e insulina. A glicose é a molécula mais fácil para o seu corpo converter e usar como energia para que seja escolhida sobre qualquer outra fonte de energia. A insulina é produzida para processar a glicose em sua corrente sanguínea, tomando-a ao redor do corpo.

Como a glicose está sendo usada como energia primária, suas gorduras não são necessárias e, portanto, são armazenadas. 

Afinal, em uma dieta normal e mais rica em carboidratos, o corpo usará glicose como a principal forma de energia. Ao diminuir a ingestão de carboidratos, o corpo é induzido em um estado conhecido como cetose.

Cetose o que é ?

A cetose é um processo natural que acontece quando a produção de energia para o organismo é feita a partir da queima de gordura porque não há quantidade suficiente de glicose disponível no corpo.

Na falta de glicose, que é a principal fonte de energia do organismo, o corpo passa a produzir corpos cetônicos (resultado da destruição das células de gordura) como fonte de energia. Esses corpos cetônicos são transportados para o cérebro e os músculos, permitindo o bom funcionamento do corpo.

Nossos corpos são incrivelmente adaptáveis ​​ao que você coloca nele, quando você o sobrecarrega com gorduras e retira carboidratos, ele começará a queimar cetonas como fonte primária de energia. 

Níveis ótimos de cetona oferecem muitos benefícios de saúde, perda de peso, desempenho físico e mental. 

Existem inúmeros benefícios ao fazer um dieta cetogênica, desde a  perda de peso até aumento dos níveis de energia.

A maioria das pessoas pode se beneficiar de uma dieta pobre em carboidratos e gorduras, desde que faça de forma correta. Abaixo, você encontrará uma pequena lista dos benefícios de uma dieta cetogênica.

A dieta cetogênica essencialmente usa sua gordura corporal como fonte de energia, por isso há resultados óbvios de perda de peso. Na ceto, os níveis de insulina (o hormônio de armazenamento de gordura) caem bastante, transformando o corpo em uma máquina de queimar gordura. 

Sendo assim, cientificamente, a dieta cetogênica mostrou melhores resultados em comparação com outras dietas com baixo teor de gordura e carboidratos; mesmo a longo prazo.

Muitas pessoas incorporam os triglicerídeos de cadeia média em sua dieta, pois eles aumentam a produção de cetonas e consequentemente a queima de gordura.

Controle de Açúcar no Sangue

A dieta cetogênica naturalmente reduz os níveis de açúcar no sangue devido ao tipo de alimentos que você come. 

Estudos mostram ainda que a dieta cetogênica é uma maneira mais eficaz de gerenciar e prevenir o diabetes em comparação com outras dietas de baixa caloria.

Se você é pré-diabético ou tem diabetes tipo II, deve considerar seriamente uma dieta cetogênica. 

Muitas pessoas usam a dieta cetogênica especificamente para o aumento do desempenho mental.

As cetonas são uma excelente fonte de combustível para o cérebro. Quando você diminui a ingestão de carboidratos, evita grandes picos de açúcar no sangue. Juntos, isso pode resultar em melhor foco e concentração.

Estudos mostram que um aumento da ingestão de ácidos graxos pode ter benefícios impactantes para a função do nosso cérebro.

Maior Energia e Fome Normalizada

Dando ao seu corpo uma fonte de energia melhor e mais confiável, você se sentirá mais energizado durante o dia. As gorduras são mostradas para ser a molécula mais eficaz para queimar como combustível. Além disso, a gordura é naturalmente mais satisfatória e acaba deixando-nos em estado saciado (“cheio”) por mais tempo.

Epilepsia

A dieta cetogênica tem sido usada desde o início de 1900 para tratar a epilepsia com sucesso. Ainda é uma das terapias mais utilizadas para crianças que têm epilepsia descontrolada hoje.

Um dos principais benefícios da dieta cetogênica e da epilepsia é que ela permite que menos medicamentos sejam usados ​​enquanto ainda oferece excelente controle.

Nos últimos anos, estudos também mostraram resultados significativos em adultos tratados com ceto também.

Colesterol e Pressão Arterial – dieta cetogênica

Uma dieta ceto demonstrou melhorar os níveis de triglicérides e os níveis de colesterol mais associados ao acúmulo nas artérias. Mais especificamente dietas com baixo teor de carboidrato e alto teor de gordura mostram um aumento significativo no HDL e diminuição na concentração de partículas de LDL em comparação com dietas com baixo teor de gordura. 

Muitos estudos sobre dietas com baixo teor de carboidratos também mostram melhor melhoria na pressão arterial em relação a outras dietas.

Alguns problemas de pressão arterial estão associados ao excesso de peso, o que é um bônus, já que o keto tende a levar à perda de peso. Se você tem pressão alta ou outros problemas de pressão arterial, clique aqui para saber como o ceto pode reduzir a pressão arterial.

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Resistência a insulina

A resistência à insulina pode levar ao diabetes tipo II se não for gerenciada. Uma quantidade abundante de pesquisas mostra que uma dieta baixa em carboidratos, cetogênica, pode ajudar as pessoas a diminuir seus níveis de insulina para níveis saudáveis.

Mesmo se você é atlético, você pode se beneficiar da otimização da insulina no ceto através da ingestão de alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3.

É comum experimentar melhorias em sua pele quando você muda para uma dieta cetogênica.

Existem estudos que mostram uma provável conexão entre a ingestão de carboidratos e o aumento da acne, então é provável que o ceto possa ajudar.

Para acne, pode ser benéfico reduzir a ingestão de produtos lácteos e seguir um regime rigoroso de limpeza da pele. Se você estiver interessado em iniciar uma dieta cetogênica para a sua pele, considere baixar………

Para iniciar uma dieta cetogênica, você terá que planejar com antecedência. Isso significa ter um plano de dieta viável pronto. O que você come depende de quão rápido você quer entrar em um estado cetogênico. Assim, quanto mais restritivo for o seu carboidrato (menos de 15g por dia) , mais rápido você entrará na cetose.

Você quer manter seus carboidratos limitados, provenientes principalmente de vegetais, nozes e laticínios. Portanto, não coma carboidratos refinados, como trigo (pão, macarrão, cereais), amido (batata, feijão, legumes) ou frutas. Afinal, as pequenas exceções a isso são abacate, carambola e frutas que podem ser consumidas com moderação.

Dieta cetogênica

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Não coma – dieta cetogênica

  • Grãos – trigo, milho, arroz, cereais, etc.
  • Açúcar – mel, xarope de bordo, etc.
  • Frutas – maçãs, bananas, laranjas, etc.
  • Tubérculos – batata, inhame, etc.

Comer – dieta cetogênica

  • Carnes – peixe, carne, cordeiro, aves, ovos, etc.
  • Vegetais verde-escuros – espinafre, couve, etc.
  • Vegetais acima do solo – brócolis, couve-flor, etc.
  • Laticínios com alto teor de gordura – queijos duros, creme de alto teor de gordura, manteiga, etc.
  • Nozes e sementes – macadâmias, nozes, sementes de girassol, etc.
  • Abacate e bagas – framboesas, amoras e outras bagas de baixo índice glicêmico
  • Adoçantes – estévia, eritritol, frutas monge e outros adoçantes de baixo carboidrato
  • Outras gorduras – óleo de coco, molho de salada com muita gordura, gorduras saturadas, etc.

Primeiramente, tente lembrar que o ceto é rico em gordura, moderado em proteína e muito baixo em carboidratos. Assim, sua ingestão de nutrientes deve ser algo em torno de 70% de gorduras, 25% de proteína e 5% de carboidratos .

Normalmente, é recomendado entre 20-30g de carboidratos líquidos para a dieta diária, mas quanto menor você manter sua ingestão de carboidratos e os níveis de glicose, melhores serão os resultados gerais. Portanto, se você está fazendo ceto para perda de peso, é uma boa ideia manter o controle de ambos os carboidratos totais e carboidratos líquidos.

A proteína deve sempre ser consumida conforme a necessidade, com o preenchimento de gordura no restante das calorias do seu dia.

Afinal, você pode estar se perguntando: “O que é um carboidrato líquido?” É simples, na verdade! Os carboidratos líquidos são os carboidratos totais da sua dieta, menos a fibra total. Então, é recomendado manter carboidratos totais abaixo de 35g e carboidratos líquidos abaixo de 25g (idealmente, abaixo de 20g).

Se você encontrar-se com fome durante todo o dia, você poderá consumir lanches de nozes, sementes, queijos ou manteiga de amendoim para reduzir o seu apetite (embora lanche pode retardar a perda de peso a longo prazo ). Mas, às vezes podemos confundir a vontade de lanchar com a necessidade de uma refeição. 

Legumes em uma dieta cetogênica

Afinal, verde escuro e folhas é sempre a melhor escolha para legumes. A maioria de suas refeições deve ser uma proteína com vegetais e um lado extra de gordura. Peito de frango em azeite, com brócolis e queijo. Bife coberto com uma noz de manteiga e um lado de espinafre salteado em azeite.

Acima de tudo, se você ainda está confuso sobre o que é um carboidrato líquido, não se preocupe, vou explicar mais. Vamos dizer, por exemplo, que você quer comer um pouco de brócolis (1 xícara).

  • Há um total de 6g de carboidratos em 1 xícara.
  • Há também 2g de fibra em 1 xícara.
  • Então, tomamos 6g ( carboidratos totais ) e subtraímos os 2g ( fibra dietética ).
  • Afinal, isso nos dará nossos carboidratos líquidos de 4g .

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