Desde o advento das proibições de fumar em bares, clubes e restaurantes, houve uma redução significativa nas taxas de tabagismo. Porque isso já está começando a ter um impacto significativo na saúde das Nações, ajudando a reduzir as taxas de mortes prematuras por doenças relacionadas ao fumo. Aliás, a Organização Mundial de Saúde relata que fumar é a maior causa de morte e incapacidade do que qualquer doença isolada no mundo. Por isso, nesse artigo iremos dar dicas de como parar de fumar.

Riscos de saúde

Estudos mostraram que os fumantes em seus 30 e 40 anos são cinco vezes mais propensos a ter um ataque cardíaco do que os não-fumantes. Fumar contribui para o endurecimento das artérias, que podem então ficar bloqueadas e isso pode parar o fluxo sanguíneo para o coração, causando ataques cardíacos. Fumar também pode aumentar o risco de acidente vascular cerebral. Outro risco para a saúde associado ao tabagismo é o câncer de pulmão, que mata milhares de pessoas todos os anos. Fumar também pode aumentar o risco de câncer de boca e garganta, câncer do fígado, rim, bexiga, estômago, cervical e leucemia. 

Outros problemas de saúde associados ao tabagismo são enfisema, bronquite crônica e doença pulmonar obstrutiva crônica. Todas essas condições pulmonares podem tornar a respiração extremamente difícil.

Fumar na gravidez pode aumentar o risco de aborto, complicações no parto e bebês com baixo peso ao nascer. Há também uma ligação entre bebês que vivem em uma casa com um fumante e um risco aumentado de morte no berço e taxas mais altas de problemas respiratórios, como bronquite, resfriados e pneumonia. 

Como parar de fumar

Benefícios de parar: 

Primeiramente, você pode se beneficiar de deixar de fumar em qualquer fase de sua vida, os benefícios acontecem imediatamente. Você reduz o risco de ter uma doença grave, não importa a idade que você desiste. No entanto, quanto mais cedo você parar, maior será a redução do risco. 

Se você fumou desde adolescente ou adulto jovem, os benefícios são:

  • Se você parar de fumar antes dos 35 anos, sua expectativa de vida é apenas um pouco menor do que as pessoas que nunca fumaram.
  • Se você parar de fumar antes dos 50 anos, diminuirá o risco de morrer de doenças relacionadas ao tabagismo em 50%.

Mas, nunca é tarde demais para deixar de fumar para obter benefícios para a saúde. Mesmo se você tiver problemas de saúde relacionados ao tabagismo. 

Benefícios após:

  • 72 horas – a respiração torna-se mais fácil e você ficará mais energizado.
  • 1 mês – a aparência da pele melhora com melhora do fluxo sanguíneo.
  • 3-9 meses – tosse, chiado e respiração melhorar e função pulmonar aumentada em 10%.
  • 1 ano – o risco de ataque cardíaco é reduzido em cerca de metade
  • 10 anos – o risco de câncer de pulmão é reduzido em cerca de
  • 15 anos – o risco de ataque cardíaco cai para o mesmo nível de alguém que nunca fumou.

Outros benefícios de parar de fumar incluem o seguinte:

  • Infecções e resfriados torácicos tornam-se menos frequentes
  • Suas roupas, cabelos e respiração não têm cheiro de fumaça.
  • Alimentos e bebidas gosto e cheiro muito melhor.
  • Finanças melhoram significativamente.
  • Você provavelmente se sentirá bem consigo mesmo.

5 Dicas para ensinar como parar de fumar

Afinal, deixar de fumar não será fácil e você precisará de toda a ajuda que puder obter. 

1.Comece por escrever todas as razões para desistir e manter esta lista à mão. Percorra a lista sempre que se sentir desesperado por um cigarro. 

2. Defina uma data para parar e pare completamente. Algumas pessoas preferem a ideia de reduzir gradualmente. No entanto, a pesquisa mostrou que se você fuma menos cigarros do que o habitual, é provável que você fume mais de cada cigarro, e os níveis de nicotina permanecem praticamente os mesmos.

3. Diga a todos que você está deixando de fumar. Amigos e familiares muitas vezes dão apoio e podem ajudá-lo. Fumar por outras pessoas da casa faz com que desistir seja mais difícil. Se apropriado, tente que outros membros da família que fumam, ou amigos que fumam, parem de fumar ao mesmo tempo. Um esforço de ‘equipe’ pode ser mais fácil do que ir sozinho. 

4. Livre-se de cinzeiros, isqueiros e todos os cigarros. 

5. Assim, esteja preparado para alguns sintomas de abstinência, como náuseas, dores de cabeça, ansiedade, irritabilidade e desejos. Esses sintomas são causados ​​pela falta de nicotina que seu corpo está acostumado. Os sintomas geralmente atingem o pico após 12 a 24 horas e, em seguida, diminuem gradualmente ao longo de 2 a 4 semanas. Você pode usar adesivos de reposição de nicotina ou goma de mascar para ajudar neste processo de retirada, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.

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