o’que é composição corporal ? então, a questão é esta: se você planeja mudar seus hábitos alimentares para perder peso ou simplesmente por razões de saúde, com base em que você medirá seu progresso e, em última análise, o sucesso?

Embora você possa saber o seu peso, você sabe o que seu peso inclui? Isso é gordo? Tecido fino? Massa celular? Água? Quão saudável você é? Suas células estão funcionando normalmente? Os nutrientes são facilmente absorvidos pelo seu corpo? Os resíduos tóxicos são removidos de suas células efetivamente? A quantidade de água no seu corpo é saudável, hidratação ou retenção de água? Sua idade cronológica corresponde à sua idade biológica?

o’que é composição corporal

o que é composição corporal: alimentação saudável

Um indicador comum relacionado à dieta, perda de peso e saúde é o índice de massa corporal (IMC). Isso tem sido usado há muito tempo como um indicador de se somos ou não um peso “saudável” para nossa altura. Ele ainda consegue pensar não só em saúde, mas também em dietética. No entanto, isso é considerado uma medida errônea. A desvantagem é porque não leva em conta sua aparência física. Você pode ter um corpo fabulosamente tonificado e musculoso, mas de acordo com o índice de IMC, você pode chamar de gordura. Por outro lado, você pode ser leve, mas consistir principalmente de tecido adiposo, mas também ser considerado um peso adequado e, portanto, considerar-se saudável. Claro, sabemos que uma pessoa musculosa tem muito mais chances de ter boa saúde, excelente qualidade de vida e longevidade!

Outras medidas, como testes de paquímetro, proporção de quadris, etc., lhe dirão prontamente sobre o estado do ambiente externo de seu corpo, mas na melhor das hipóteses eles lhe dirão muito pouco sobre o que está acontecendo sob sua pele. De fato, esses testes lhe dizem um pouco mais do que você pode facilmente julgar olhando no espelho ou na forma de suas roupas – você gosta da sua imagem corporal perfeita?

E quanto a sua saúde?

“Composição corporal” é essencialmente um termo técnico usado para descrever o equilíbrio dos vários componentes que compõem o nosso corpo. No nível mais simplificado, algumas pessoas da indústria de alimentação e condicionamento físico acreditam que essa é uma medida da relação de massa relativa de gordura para massa sem gordura. Se você explorá-lo ainda mais, descobrirá que outros o expandem, incluindo músculos, ossos, órgãos e outros tecidos do corpo. A definição no dicionário médico divide-a ainda mais em proporções relativas de proteínas, gorduras, água e componentes minerais no corpo.

Vejamos uma visão mais complexa da composição corporal: vamos defini-la como o equilíbrio de sua composição bioquímica em termos de:

  • Gordura, que consiste em:
  • Gorduras Essenciais / Lipídios
  • Gorduras Desnecessárias
  • água
  • Massa sem gordura – que inclui:
  • muscular
  • o osso
  • órgãos
  • tecido

Também é importante reconhecermos que músculos, ossos, órgãos e outros tecidos são compostos de células especializadas e que, por sua vez, são constituídos por proteínas / aminoácidos, gorduras / lipídios, minerais / microelementos e água.

É hora de apresentar sua composição corporal.

Por que é importante pensar sobre a composição corporal com tal nível de detalhe? Bem, nosso corpo precisa de suporte nutricional para todas essas coisas – e se não entendermos corretamente esses blocos, não entenderemos corretamente como nos alimentar adequadamente ou fornecer todas as ferramentas que nosso corpo precisa para desenvolver, manter e consertar. você mesmo.

Como a maioria das dietas saudáveis ​​ou de perda de peso não leva em consideração a composição corporal – não para protegê-la, nem mesmo para melhorá-la – elas têm muito potencial para causar danos. Garantir que você sabe a sua própria composição corporal desde o início, dá-lhe a oportunidade de planejar sua dieta corretamente para garantir que você consuma todos os nutrientes que são exigidos pelo seu próprio corpo. Não há dieta universal que leve em conta a composição corporal. A composição corporal é absolutamente única para cada um de nós e, portanto, nossas dietas devem ser adaptadas individualmente.

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