Me pergunto o que é considerado uma parte normal do processo de envelhecimento? Eis o que você deve esperar à medida que envelhece – e o que fazer a respeito.

Como envelhecer com saúde é um assunto que vem tomando conta das preocupações do ser humano a cada dia que passa. Mas, você sabe como o envelhecimento afetará seus dentes, coração e sexualidade? Descubra as mudanças que você deve esperar e como promover uma boa saúde em qualquer idade.

Seu sistema cardiovascular no envelhecimento

O que está acontecendo

Primeiramente, a mudança mais comum no sistema cardiovascular é o enrijecimento dos vasos sanguíneos e artérias, fazendo com que seu coração trabalhe mais para bombear o sangue através deles. Assim, os músculos do coração mudam para se ajustar ao aumento da carga de trabalho. Mas, sua frequência cardíaca em repouso permanecerá a mesma, mas não aumentará tanto durante as atividades quanto costumava. Essas alterações aumentam o risco de pressão alta (hipertensão) e outros problemas cardiovasculares.

O que você pode fazer

Para promover a saúde do coração:

  • Inclua atividade física em sua rotina diária. Tente caminhar, nadar ou outras atividades que você goste. Afinal, a atividade física moderada regular pode ajudá-lo a manter um peso saudável e diminuir o risco de doenças cardíacas.
  • Coma uma dieta saudável. Escolha vegetais, frutas, cereais integrais, alimentos ricos em fibras e fontes de proteína magras, como peixes. Limite os alimentos ricos em gordura saturada e sal.
  • Não fume. Porque fumar contribui para o endurecimento das artérias e aumenta a pressão arterial e a frequência cardíaca. Mas, se você fuma ou usa outros produtos de tabaco, pergunte ao seu médico para ajudá-lo a sair.
  • Gerenciar o estresse. O estresse pode prejudicar seu coração. Tome medidas para reduzir o estresse, como meditação, exercício ou psicoterapia.
  • Durma o suficiente. O sono de qualidade desempenha um papel importante na cura e reparação do seu coração e vasos sanguíneos. Apontar para sete a nove horas por noite.

Seus ossos, articulações e músculos

O que está acontecendo

Com a idade, os ossos tendem a encolher em tamanho e densidade, enfraquecendo-os e tornando-os mais suscetíveis a fraturas. Você pode até ficar um pouco mais baixo. Os músculos geralmente perdem força, resistência e flexibilidade – fatores que podem afetar sua coordenação, estabilidade e equilíbrio.

O que você pode fazer

Para promover a saúde óssea, articular e muscular:

  • Obtenha quantidades adequadas de cálcio. De acordo com a Academia Nacional de Ciências, Engenharia e Medicina recomenda pelo menos 1.000 miligramas (mg) de cálcio por dia para adultos. A recomendação aumenta para 1.200 mg diários para mulheres com 51 anos ou mais e homens com 71 anos ou mais. Fontes alimentares de cálcio incluem produtos lácteos, brócolis, couve, salmão e tofu. Mas, se você achar difícil obter cálcio suficiente de sua dieta, pergunte ao seu médico sobre os suplementos de cálcio.
  • Obter quantidades adequadas de vitamina D. A ingestão diária recomendada de vitamina D é de 600 unidades internacionais para adultos até 70 anos e 800 UI para adultos com mais de 70 anos. Mas, muitas pessoas obtêm quantidades adequadas de vitamina D da luz solar. Outras fontes incluem atum, salmão, ovos, leite fortificado com vitamina D e suplementos de vitamina D.
  • Inclua atividade física em sua rotina diária. Exercícios de sustentação de peso, como caminhar, correr, jogar tênis, subir escadas e treinar com pesos, como resultado, podem ajudar a construir ossos fortes e diminuir a perda óssea.
  • Evite o abuso de substâncias. Evite fumar e limite as bebidas alcoólicas.  Ao propósito, pergunte ao seu médico sobre quanto álcool pode ser seguro para sua idade, sexo e saúde geral.

Seu sistema digestivo – Como envelhecer com saúde

Como envelhecer com Saúde

O que está acontecendo

Alterações estruturais relacionadas à idade no intestino grosso podem resultar em mais constipação em adultos mais velhos. Mas, outros fatores que contribuem incluem a falta de exercício, não beber líquidos suficientes e uma dieta pobre em fibras. Medicamentos, como diuréticos e suplementos de ferro, e certas condições médicas, como diabetes, também podem contribuir para a constipação.

O que você pode fazer

Para prevenir a constipação:

  • Coma uma dieta saudável. Primeiramente, certifique-se de que sua dieta inclua alimentos ricos em fibras, como frutas, legumes e grãos integrais. Limite carnes com alto teor de gordura, laticínios e doces, que podem causar constipação. Beba muita água e outros fluidos.
  • Inclua atividade física em sua rotina diária. A atividade física regular pode ajudar a prevenir a constipação.
  • Não ignore o desejo de ter um movimento intestinal. Manter a evacuação por muito tempo pode causar constipação.

Sua bexiga e trato urinário – Como envelhecer com saúde

O que está acontecendo

De fato, a bexiga pode ficar menos elástica à medida que envelhece, resultando na necessidade de urinar com mais frequência. Porque o enfraquecimento dos músculos da bexiga e do assoalho pélvico pode dificultar o esvaziamento completo da bexiga ou a perda do controle da bexiga (incontinência urinária). Mas, nos homens, uma próstata aumentada ou inflamada também pode causar dificuldade de esvaziar a bexiga e a incontinência.

Outros fatores que contribuem para a incontinência incluem excesso de peso, danos aos nervos causados ​​por diabetes, certos medicamentos e consumo de cafeína ou álcool.

O que você pode fazer

Para promover a saúde da bexiga e do trato urinário:

  • Vá ao banheiro regularmente. Considere urinar regularmente, como a cada hora. Lentamente, estenda a quantidade de tempo entre suas idas ao banheiro.
  • Mantenha um peso saudável. Se você estiver com excesso de peso, perca o excesso de peso.
  • Não fume. Se você fuma ou usa outros produtos de tabaco, pergunte ao seu médico para ajudá-lo a sair.
  • Faça exercícios de Kegel. Para exercitar os músculos do assoalho pélvico (exercícios de Kegel), aperte os músculos que você usaria para parar de passar o gás. Experimente por três segundos de cada vez e depois relaxe para uma contagem de três. Faça o exercício de 10 a 15 vezes seguidas, pelo menos três vezes por dia.
  • Evite irritantes da bexiga. Cafeína, alimentos ácidos, álcool e bebidas carbonatadas podem piorar a incontinência.
  • Evite a constipação. Coma mais fibras e tome outras medidas para evitar a constipação, que pode agravar a incontinência.

Sua memória e habilidades de pensamento

O que está acontecendo

Seu cérebro sofre alterações à medida que você envelhece, o que pode ter efeitos menores em sua memória ou habilidades de raciocínio. Por exemplo, idosos saudáveis ​​podem esquecer nomes ou palavras familiares, ou podem achar mais difícil fazer multitarefas.

O que você pode fazer

Você pode promover a saúde cognitiva seguindo os seguintes passos:

  • Inclua atividade física em sua rotina diária. A atividade física aumenta o fluxo sanguíneo para todo o seu corpo, incluindo seu cérebro. Mas, estudos sugerem que o exercício regular está associado a uma melhor função cerebral e reduz o estresse e a depressão – fatores que afetam a memória.
  • Coma uma dieta saudável. Uma dieta saudável para o coração pode beneficiar seu cérebro. Concentre-se em frutas, legumes e grãos integrais. Escolha fontes de proteína com baixo teor de gordura, como peixe, carne magra e aves sem pele. O excesso de álcool pode causar confusão e perda de memória.
  • Fique mentalmente ativo. Permanecer mentalmente ativo pode ajudar a sustentar suas habilidades de memória e pensamento. Você pode ler, jogar jogos de palavras, fazer um novo hobby, ter aulas ou aprender a tocar um instrumento.
  • Ser social. A interação social ajuda a evitar a depressão e o estresse, o que pode contribuir para a perda de memória. Você pode ser voluntário em uma escola local ou sem fins lucrativos, passar tempo com a família e amigos ou participar de eventos sociais.
  • Trate a doença cardiovascular. Siga as recomendações do seu médico para gerenciar os fatores de risco cardiovascular – pressão alta, colesterol alto e diabetes – que podem aumentar o risco de declínio cognitivo.
  • Parar de fumar. Se você fuma, parar de fumar pode ajudar a sua saúde cognitiva.

Se você está preocupado com a perda de memória ou outras mudanças em suas habilidades de pensamento, converse com seu médico.

Seus olhos e ouvidos – Como envelhecer com saúde

O que está acontecendo

Com a idade, você pode ter dificuldade em se concentrar em objetos que estão próximos. Você pode se tornar mais sensível ao brilho e ter problemas para se adaptar a diferentes níveis de luz. O envelhecimento também pode afetar a lente do seu olho, causando visão embaçada (catarata).

Sua audição também pode diminuir. Assim, você pode ter dificuldade em ouvir frequências altas ou seguir uma conversa em uma sala lotada.

O que você pode fazer

Para promover a saúde dos olhos e dos ouvidos:

  • Agende exames regulares. Siga os conselhos do seu médico sobre óculos, lentes de contato, aparelhos auditivos e outros dispositivos corretivos.
  • Tome precauções. Use óculos escuros ou um chapéu de abas largas quando estiver ao ar livre e use protetores de ouvido quando estiver perto de máquinas barulhentas ou outros ruídos altos.

Os seus dentes

O que está acontecendo

Suas gengivas podem se afastar dos seus dentes. Certos medicamentos, como aqueles que tratam alergias, asma, pressão alta e colesterol alto, também podem causar boca seca. Como resultado, seus dentes e gengivas podem se tornar um pouco mais vulneráveis ​​a cáries e infecções.

O que você pode fazer

Para promover a saúde bucal:

  • Escova e fio dental. Escove os dentes duas vezes ao dia e limpe entre os dentes – usando fio dental comum ou limpador interdental – uma vez por dia. Com a finalidade de manter sua boca sempre limpa.
  • Agende exames regulares. Visite seu dentista ou higienista dental para exames odontológicos regulares.

Sua pele no envelhecimento

O que está acontecendo

Com a idade, sua pele se torna menos elástica e mais frágil, e o tecido adiposo logo abaixo da pele diminui. Você pode notar que você se machuca mais facilmente. Diminuição da produção de óleos naturais pode tornar a pele mais seca. Rugas, manchas da idade e pequenos crescimentos chamados marcas de pele são mais comuns.

O que você pode fazer

Para promover uma pele saudável:

  • Seja gentil. Banhe-se ou tome banho em água quente – não quente. Use sabão neutro e hidratante.
  • Tome precauções. Quando estiver ao ar livre, use protetor solar e use roupas de proteção. Assim, verifique a sua pele regularmente e informe as alterações ao seu médico.
  • Não fume. Porque se você fuma ou usa outros produtos de tabaco, pergunte ao seu médico para ajudá-lo a sair. Afinal, fumar contribui para danos na pele, como rugas.

Seu peso – Envelhecer com saúde

O que está acontecendo

Como seu corpo queima calorias (metabolismo) diminui com a idade. Se você diminuir as atividades à medida que envelhece, mas continuar a comer da mesma forma como de costume, ganhará peso. Assim sendo, para manter um peso saudável, mantenha-se ativo e coma de forma saudável.

O que você pode fazer

Para manter um peso saudável:

  • Inclua atividade física em sua rotina diária. Porque a atividade física moderada regular pode ajudá-lo a manter um peso saudável.
  • Coma uma dieta saudável para envelhecer com saúde Escolha vegetais, frutas, cereais integrais, alimentos ricos em fibras e fontes de proteína magras, como peixes. Do mesmo modo, limite de açúcar e alimentos ricos em gordura saturada.
  • Assista ao seu tamanho das porções. Para cortar calorias, fique de olho no tamanho das porções.

Sua sexualidade no envelhecimento

Envelhecer com saúde

O que está acontecendo

Com o envelhecimento, as necessidades sexuais e o desempenho podem mudar. Assim sendo, doença ou medicação pode afetar sua capacidade de desfrutar do sexo. Para as mulheres, a secura vaginal pode tornar o sexo desconfortável. Para os homens, a impotência pode se tornar uma preocupação. Afinal, pode levar mais tempo para ter uma ereção, e as ereções podem não ser tão firmes quanto costumavam ser. E dentre as buscas para se envelhecer com saúde, uma das principais e´a parte sexual.

O que você pode fazer

Para promover sua saúde sexual:

  • Primeiramente, compartilhe suas necessidades e preocupações com seu parceiro. Você pode achar que a intimidade física sem intercurso é certa para você, ou você pode experimentar diferentes atividades sexuais.
  • Faça exercícios regularmente para envelhecer com saúde. O exercício melhora a liberação de hormônios sexuais, saúde cardiovascular, flexibilidade, humor e auto-imagem – todos os fatores que contribuem para uma boa saúde sexual.
  • Converse com seu médico. Porque seu médico pode oferecer sugestões específicas de tratamento – como creme de estrogênio para secura vaginal ou medicação oral para disfunção erétil em homens.

Portanto, você não pode parar o processo de envelhecimento, mas pode fazer escolhas que melhorem sua capacidade de manter uma vida ativa, fazer as coisas de que você gosta e passar tempo com seus entes queridos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui