A fibra é um carboidrato não digerível, encontrado nas paredes das células das plantas e não contém calorias e vitaminas. Existem dois tipos de fibra; solúvel e insolúvel, sendo ambos necessários para uma boa saúde. A fibra solúvel passa pelo corpo até atingir o trato digestivo, onde se dissolve na água, formando uma substância pegajosa, semelhante a um gel. Este gel mantém os alimentos no trato digestivo por mais tempo, o que pode ajudar a controlar o açúcar no sangue e garantir que todos os nutrientes sejam retirados dos alimentos. A fibra insolúvel entra no trato digestivo, onde absorve a água e se expande. Essa massa expandida ajuda a empurrar alimentos indesejados pelo trato digestivo, o que promove movimentos intestinais regulares e também reduz o risco de infecções intestinais. Apesar desses muitos benefícios, comer muita fibra pode ter efeitos colaterais negativos. Neste artigo, discutirei quatro desvantagens de consumir muita fibra.

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1) CONSTIPAÇÃO – comer muita fibra

Uma das vantagens da fibra insolúvel é que ela promove movimentos intestinais regulares, o que, por sua vez, reduz a constipação. No entanto, ambos os tipos de fibra requerem água para uma operação eficiente. Portanto, consumir grandes quantidades de fibra pode fazer com que a água seque no trato digestivo, o que torna as fezes secas, duras e difíceis de passar. Isso pode levar à constipação e dificuldade na eliminação de resíduos.

2) PERDA DE BOM COLESTEROL:

Uma das funções da fibra solúvel é que ajuda a remover o colesterol do sangue. No entanto, o colesterol não é tão ruim, e estudos mostraram que o colesterol lipoproteico de alta densidade (HDL) tem vários benefícios, incluindo a proteção do coração e do cérebro. A fibra solúvel remove esse colesterol “bom” junto com o colesterol menos útil da lipoproteína de baixa densidade (LDL). Assim, consumir muita fibra solúvel pode diminuir o colesterol HDL.

3) MAU ABSORÇÃO MINERAL:

Outra vantagem da fibra solúvel é que ela retém os alimentos no trato digestivo por mais tempo, para que todos os nutrientes possam ser absorvidos. No entanto, consumir muita fibra pode realmente ter o efeito oposto e impedir que o corpo absorva vários minerais, incluindo cálcio, ferro e zinco.

4) VENTO – comer muita fibra

Como eu disse acima, ambos os tipos de fibras interagem com a água. Esse processo leva à formação de gases como dióxido de carbono, metano e hidrogênio. Portanto, consumir muita fibra pode causar um alto nível desses gases no trato gastrointestinal. Isso pode levar a um estômago inchado e vento regular.

Embora a fibra tenha vários benefícios à saúde, você também deve estar ciente desses possíveis problemas. Felizmente, a maioria dos efeitos colaterais acima está associada apenas ao consumo excessivo. A maioria das pessoas não ingere fibras suficientes em suas dietas. Pois é improvável que aumentar sua ingestão cause problemas se você não estiver mais em uma dieta rica em fibras.

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