A ligação entre diabetes e depressão

Segundo a pesquisa, pessoas que têm diabetes elas são duas a três vezes mais propensas a sofrer de depressão do que as pessoas sem diabetes.

Embora a depressão possa afetar pessoas com diabetes tipo 1 ou digite 2 pessoas com diabetes tipo 2 Eles são mais propensos ao seu desenvolvimento.

Obviamente, ter diabetes não significa que você é propenso a depressão, mas a probabilidade é maior.

Curiosamente, ter diabetes não apenas aumenta o risco de depressão, mas a depressão também aumenta o risco de diabetes.

Em um estudo de 10 anos, as mulheres que tomaram antidepressivos tiveram 25% mais chances de desenvolver diabetes do que as mulheres que não estavam deprimidas.

Além disso, as mulheres que tomam insulina têm 53% mais chances de desenvolver depressão.

O que explica essa conexão?

É possível que alterações no cérebro aumentem o risco de depressão.

Vasos sanguíneos bloqueados ou dano no nervo do diabetes Eles podem alterar a química do cérebro, o que aumenta o risco de depressão.

Outros fatores podem ajudar a explicar o link:

  • Lidar com uma condição crônica dia após dia pode causar muito estresse e ansiedade.
  • Níveis descontrolados de açúcar no sangue (ou seja, muitos altos e baixos) podem causar problemas e dificultar a cura do diabetes.
  • Tenha um diagnóstico complicações do diabetespor exemplo, doenças cardíacas ou renais, por exemplo, podem causar ou agravar sintomas de depressão.
  • alto nível de açúcar no sangue Geralmente, eles podem impedir que você pense com clareza, isso pode afetar seu humor e como você se cuida.

Você está deprimido

Atualmente, é difícil acreditar que algo esteja além da discussão. No entanto, a depressão e outros transtornos mentais continuam sendo um estigma em nossa sociedade.

Apesar do progresso alcançado, a doença mental, segundo muitas pessoas, parece uma fraqueza de caráter, não uma doença como câncer, diabetes ou doença cardíaca.

Tradicionalmente, nossa sociedade encoraja quem está triste ou triste a “torcer” ou “sair disso”.

Como resultado, pessoas deprimidas podem negar sua condição ou atribuir seus sintomas a outros fatores, como estresse no trabalho, e não procurar ajuda.

É normal experimentar períodos em que você se sente um pouco deprimido ou triste. Não seríamos pessoas se não sentíssemos isso às vezes.

No entanto, se esses sintomas persistirem por várias semanas ou mais, é hora de prestar atenção.

Não tem certeza se está deprimido?

Estes são sintomas comuns:

  • Perder o prazer das atividades que você está acostumado.
  • Durma muito ou pouco.
  • Mudança no apetite, sem apetite ou excessos.
  • Dor, cãibras ou cãibras que não desaparecem.
  • Não ser capaz de se concentrar ou prestar atenção.
  • Perda de energia; Sinta-se letárgico o tempo todo.
  • Sentindo-se ansioso ou nervoso
  • Sentimento de desespero ou pessimismo
  • Muitas vezes triste, principalmente pela manhã.
  • Eu sinto que não posso fazer nada certo; sentindo-se inútil
  • Sinto que estou sozinho.
  • Existem pensamentos de morte ou suicídio.

Ter um desses sintomas não significa necessariamente que você está deprimido, mas significa que é hora de procurar atendimento médico, especialmente se você tiver dois ou mais desses sintomas ou mesmo um desses sintomas que persistiu por algum tempo. hora.

Infelizmente, cerca de metade das pessoas com depressão nunca são diagnosticadas ou tratadas.

Tratamento Depressão

Não há teste que seu médico possa usar para diagnosticar depressão. Mas é extremamente importante se submeter a um exame médico, perguntar-se sobre seus sintomas e passar por um histórico médico.

Além disso, seu médico deve considerar controle do seu diabetes e a presença de quaisquer complicações para ajudar a descartar as causas físicas de seus sintomas.

Existem várias maneiras de tratar a depressão, e muitas vezes uma combinação dessas funciona melhor para muitas pessoas.

Aconselhamento (psicoterapia):

Esse conselho pode levar você a deitar no sofá com um médico muito parecido com Sigmund Freud, que está sentado atrás de você e faz anotações.

Algumas pessoas podem deitar no sofá, mas isso não significa que seja necessário.

O aconselhamento, ou “terapia conversacional”, pode consistir em terapia cognitivo-comportamental, que analisa como seus padrões de pensamento afetam seu humor, ou terapia interpessoal, que se concentra em como você interage com os outros e como pode melhorar os relacionamentos. ,

A terapia também deve se concentrar na promoção de habilidades para resolver problemas.

Seu psicoterapeuta pode ser assistente social, psicólogo ou psiquiatra.

Você também pode usar sessões de terapia de grupo.

Mais importante, você se sente à vontade com seu terapeuta; Bons relacionamentos são críticos para o sucesso.

medicamentos:

Tomar antidepressivos pode ser útil.

Existem vários tipos de antidepressivos, incluindo inibidores seletivos da recaptação de serotonina (SSRIs), como sertralina (marca Zoloft) e fluoxetina (Prozac, sarafem) e inibidores de recaptação de serotonina e norepinefrina (SSRIs), como duloxetina (Cymbenaxen des and des , Pristiq, Khedezla).

Esses medicamentos ajudam a equilibrar os produtos químicos no cérebro chamados neurotransmissores.

Embora os medicamentos possam ser muito eficazes, lembre-se de que eles têm efeitos colaterais como náusea, nervosismo, problemas de sono, sonolência, constipação e ganho de peso (o que dificulta o controle do açúcar no sangue).

No entanto, lembre-se de que você não pode ter efeitos colaterais com nenhum desses medicamentos.

E não se apresse em parar de tomar o medicamento se estiver deprimido:

A boa notícia é que estudos mostram que pessoas que têm diabetes e depressão e aqueles que tomam antidepressivos têm melhor controle sobre o açúcar no sangue do que aqueles que não tomam.

Medidas de estilo de vida:

Se você está deprimido, a última coisa que você pensa é em levantar-se e fazer algum tipo de atividade física. Mas ser ativo é uma maneira comprovada de melhorar seu humor e aliviar os sintomas da depressão.

A atividade física pode até ajudar a prevenir a depressão.

Novo estudo publicado em American Journal of Psychiatry Ele descobriu que as pessoas que não estavam envolvidas em esportes tinham 44% mais chances de ficar deprimidas do que aquelas que faziam pelo menos uma hora por semana.

Comer alimentos saudáveis ​​também pode ajudar a aliviar os sintomas da depressão.

Concentre-se na escolha de alimentos saudáveis ​​com carboidratos em vez de carboidratos doces e processados; se encaixa nos ácidos graxos ômega-3 de peixes oleosos, nozes, sementes de linho e abóbora; receber uma dose diária de vitamina D de peixe oleoso, leite fortificado e iogurte ou suplementos; e também coma alimentos ricos em ácido fólico se estiver tomando um antidepressivo.

As fontes de folato incluem brócolis, aspargo, espinafre, abacate, ovos e cereais fortificados.

Educação para o autocontrole diabético:

O registro em um programa de educação em diabetes ou a reunião com um educador em diabetes também pode ser muito útil, especialmente se você estiver tentando entender o açúcar no sangue.

Saber como administrar sua dieta, atividade física e medicamentos para diabetes pode ajudar a diminuir o açúcar no sangue; Isso, por sua vez, pode ajudar a aliviar alguns sintomas de depressão.

Confira os programas em sua comunidade ou peça ao seu médico um encaminhamento para um especialista em diabetes.

Além disso, procure grupos de apoio ao diabetes na sua cidade ou online.

Deixe-nos comentar suas dúvidas e sugestões:

O que você quer saber sobre diabetes? O artigo foi útil? Que outro conselho você pode dar?

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