O colesterol é uma substância gordurosa que é feita no corpo e embalada com proteínas (lipoproteínas) e transportada para as células ao redor do corpo. Dessa forma, seu excesso no sangue pode aumentar o risco de problemas cardíacos. E aqui, iremos falar mais sobre colesterol bom e ruim.

Os dois principais tipos de colesterol:

colesterol bom e ruim
  • LDL (ruim) – é o tipo prejudicial; se os níveis aumentarem, as artérias podem ficar “peladas” e isso pode levar à aterosclerose (bloqueio das artérias), doença cardíaca e derrame.
  • HDL (bom) – é o tipo de proteção que ajuda a remover o colesterol dos tecidos e o entrega ao fígado para excreção.

Assim, o risco ou doença cardiovascular é particularmente alto se você tem altos níveis de LDL e baixos níveis de HDL e uma história familiar de doença cardíaca. Portanto, para se proteger contra doenças cardíacas, precisamos de níveis baixos de colesterol (bom), acompanhados por níveis elevados de colesterol (ruim). Mas, isso pode ser alcançado na maioria das pessoas, fazendo mudanças no estilo de vida. 

Como posso reduzir o colesterol alto

Primeiramente, a principal causa é comer muita gordura saturada na dieta. O conselho é seguir um estilo de vida saudável, reduzindo sua ingestão de gordura e tornando-se ativo. Afinal, você precisará reduzir a gordura saturada que é encontrada em produtos animais, como; manteiga, banha, carne e produtos cárneos. Também alimentos processados ​​e gorduras vegetais contêm ácidos graxos trans que agem como uma gordura saturada. Eles também podem aumentar o LDL. Então corte em bolos, biscoitos e alimentos processados. Alguns fabricantes já pararam de usar gorduras trans em seus produtos, verifique o rótulo dos alimentos.

Fatores dietéticos ajudarão a reduzir o colesterol LDL e ser ativo ajuda a aumentar o colesterol HDL protetor. Comer ômega 3 peixes oleosos em uma base regular ajuda a diminuir os triglicerídeos no sangue. Também pode ajudar a prevenir a coagulação do sangue e a regular o ritmo cardíaco. Mas, Comer uma dieta rica em fibras solúveis, como mingau, feijão, leguminosas, nozes, frutas e legumes ajuda.

Algumas pessoas podem herdar uma condição conhecida como hiperlipidemia familiar, onde podem ainda ter níveis muito elevados de colesterol, mesmo que tenham uma dieta saudável. Eles precisarão tomar medicamentos chamados “estatinas” para ajudar a reduzir o colesterol.

Há também algumas evidências para mostrar que os esteróis vegetais podem ajudar na redução dos níveis de colesterol. Eles são adicionados a certos alimentos, como margarinas com baixo teor de gordura, queijos e iogurtes.

Evitar alguns alimentos – colesterol bom e ruim  

Ele está presente em muitos alimentos de origem animal, incluindo carne, laticínios, ovos, peixes e muitos produtos manufaturados gordurosos. O colesterol dietético tem um pequeno efeito no colesterol sanguíneo, mas para aqueles com LDL elevado, ou pessoas com doença cardíaca devem limitar os alimentos ricos em colesterol.

As pessoas com excesso de peso e que ingerem muitos alimentos gordurosos e açucarados, ou que bebam muito álcool, têm maior probabilidade de ter níveis elevados. 

Dicas – colesterol bom e ruim

  • Obtenha seu médico para verificar seus níveis de colesterol no sangue.
  • Reduza as gorduras trans e saturadas na sua dieta diária e substitua-as por gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas.
  • Reduzir a ingestão total de gorduras na dieta comprar cortar alimentos processados ​​e levar os alimentos e limitar bolos e biscoitos.
  • Aumente as gorduras ômega 3 na dieta comendo peixes oleosos pelo menos duas vezes por semana.
  • Aumentar a ingestão de fibras solúveis, como mingau no café da manhã, e mais feijões e leguminosas.
  • Alimentos açucarados e álcool limitados.
  • Torne-se mais fisicamente ativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui