A primeira refeição do dia é uma ótima oportunidade para alimentar você e seu bebê. Lembra daqueles dias em que você acorda, pula da cama, bebe uma xícara de chá e sai pela porta? Sim, mal nos lembramos também. Mas, o café da manhã de grávida é realmente a refeição mais importante do dia.

Apontar para começar o dia com uma refeição que é carregada de vitaminas e minerais (estamos olhando para você, ácido fólico, cálcio e ferro). Um que mantém você, bem, regular, se você sabe o que queremos dizer e enche-lo com energia saudável. Soa como uma ordem alta? O mesmo acontece com a montagem de um berço. Mas, não se preocupe, de alguma forma, todos chegamos lá. Veja o que você precisa saber para começar bem o dia:

café da manhã de grávida

Café da manhã de grávida – alimentos para comer

Uma refeição da manhã, ou uma série de mini lanches, dependendo da sensação de náusea:

  • Preenchido com fibras  alimentos ricos em fibras ajudam a reduzir o colesterol e a sensação de sentir-se cheio. Procure alimentos que ofereçam pelo menos 5 gramas de fibra por porção.
  • Rico em Proteína  Cada uma das suas refeições diárias deve conter proteína (objetivo de 75g por dia), porque seu bebê precisa desses aminoácidos para crescer forte. 
  • Abundante em Cálcio  Você precisa de cerca de 1.000 mg por dia. É necessário para ajudar os ossos do seu bebê a crescer e manter os seus fortes. Então, comece a manhã com iogurte rico em cálcio, queijo, suco de laranja fortificado. Pode também comer, pão de sementes de gergelim, burritos de feijão, amêndoas, figos ou tofu mexido com espinafre.
  • Grãos Integrais Saudáveis  Sinta-se cheio com esses carboidratos. Eles que são carregados com vitamina B, nutriente essencial para o crescimento do bebê. Eles também têm doses saudáveis ​​de fibras, ferro e outros minerais.
  • Carregado com ferro  Como uma mãe grávida, você precisará de cerca de duas vezes a quantidade de ferro (27 mg por dia) como mulheres não grávidas para fornecer oxigênio ao seu bebê. Alimentos ricos em ferro no café da manhã incluem frutas secas, aveia, espinafre, ovos, tofu e cereais fortificados com ferro.

Alimentos de café da manhã para evitar

Evite estes, não apenas pela manhã, mas ao longo do dia:

  • Demasiada cafeína  Mais de 200 mg de cafeína por dia é um não-não o equivalente a uma chávena de café preto ou a quatro chávenas de chá preto. Então, para aqueles que ficam com dor de cabeça sem começar o dia com cafeína. Divirta-se em seu copo da manhã e deixe espaço para uma pequena tarde, se você precisar. 
  • Frutos do mar defumados  Você é uma garota de salmão defumado e bagel? Por mais delicioso que seja o salmão defumado, evite por enquanto, pois pode conter listeria.
  • Alimentos açucarados  Grávidas ou não, começar o dia com um cereal cheio de açúcar, pão de canela, iogurte com frutas açucaradas. Também, rosquinhas ou barras de café da manhã doces vai mandar seu açúcar no chão batendo no chão. E durante a gravidez muito dele poderia levar a diabetes gestacional.
  • Ovos crus  Não há ovos cozidos para você. Os ovos são um alimento perfeito para as mamães, mas apenas se estiverem totalmente cozidos. Pois, os ovos crus e as gemas podem conter salmonela.

Dicas de segurança alimentar de pequeno-almoço

Como em todas as refeições, é importante manter os melhores hábitos de segurança alimentar:

  • Mantenha alimentos frescos frescos  Certifique-se de que os ovos e o leite não tenham atingido a data de validade. E que os alimentos estejam armazenados adequadamente.
  • Quando em dúvida, jogue-o fora  Se você tiver sobrado café da manhã e você não consegue se lembrar de quando você foi, não coma. Você não sabe se está crescendo bactérias ou mofo.
  • Lave as mãos antes de comer  É fácil lembrar-se de lavar as mãos durante o dia. Mas, se você acabou de acordar de uma noite sem dormir e esquecer de lavar antes de pegar o iogurte, pare, lave e role.

Dicas de café da manhã saudável

Tenha isso em mente ao decidir o que comer café da manhã de grávida:

  • Dominando a manhã  Se você não consegue lidar com um grande café da manhã, faça isso em etapas, com líquidos primeiro (e a água é essencial durante todo o dia). Em seguida, coma sua primeira comida sólida lentamente para ajudar na digestão, comendo até se sentir confortavelmente satisfeito.
  • Vá para 5  Se você está enfrentando o enjoo matinal, tem dias ocupados ou está apenas lutando contra a fadiga. Comer 3 refeições completas e dois pequenos lanches com nutrientes é a maneira de passar o dia se sentindo da melhor maneira possível.
  • Conheça e vá com o seu corpo  Se você não pode tolerar o café da manhã, coma alimentos quando estiver pronto, pois é mais importante obter algum alimento do que nenhum.
  • Gordura é boa  Uma certa quantidade de gordura saudável (pense abacate, nozes, peixe gordo como salmão e azeite de oliva). É importante para você e seu bebê, permitindo a absorção de vitamina e ácidos graxos essenciais para o bebê. 
  • Uma banana por dia manterá o médico longe As bananas são um superfruit total: pré-biótico, cheio de potássio, fibra, proteína e vitamina C e fácil de embalar para um lanche. Jogá-los em smoothies, cereais, iogurte, em um sanduíche de manteiga de amendoim ou em uma salada de frutas. salda essa com laranja, banana, uva, mamão e maça.

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