Caminhar vem naturalmente para todos, mas adicionando mais à sua rotina diária irá mostrar quais benefícios da caminhada para sua vida. Você pode queimar calorias e se sentir mais apto com pouco impacto no seu dia. Não há treinamento formal necessário e não há equipamentos caros para comprar. Tudo o que você precisa é de calçados confortáveis ​​e um pouco de determinação; então você está pronto para caminhar até o fitness. Aqui está como … 

Caminhar

quais benefícios da caminhada


Para obter benefícios de saúde, no entanto, precisamos caminhar regularmente (30 minutos pelo menos 5 dias por semana) ou incorporá-lo em um programa de exercícios regulares.

A boa notícia para os iniciantes é que você não precisa reservar nenhum tempo extra de exercício (se esse sempre foi o obstáculo para você).  Você pode sair do ônibus 2 paradas mais cedo, talvez usar as escadas em vez do elevador, ou estacionar um pouco mais longe da porta do supermercado. Quaisquer pequenas alterações que você fizer ao longo do dia ajudarão você a começar bem, queimar calorias e deixar você mais saudável. Apenas andando pelo escritório em vez de ficar sentado em sua mesa o dia todo você pode queimar centenas de calorias extras – o equivalente a uma hora na academia! 

Veja o que você precisa fazer:

  • Investir em calçados de boa qualidade para permitir que seus pés fiquem confortáveis. Se você ficar com dor nos pés, não será capaz de se exercitar.
  • É importante definir metas realistas e alcançáveis; desafie-se, mas não se prepare para falhar. Não se esforce demais; a ênfase deve ser em caminhar regularmente em vez de caminhar por longos períodos de tempo. Comece com pequenas caminhadas regulares (digamos, 10 minutos) e aumente o comprimento das caminhadas gradualmente à medida que você se torna mais forte. Motive-se com recompensas e descobrirá que se esforça mais para ter sucesso.
  • Construa o seu tempo de caminhada para um mínimo de 30 minutos, pelo menos 5 vezes por semana. Isto pode parecer um monte de exercício, mas você pode dividir seus 30 minutos ao longo do dia para torná-lo mais gerenciável, ou seja, 15 minutos a pé para o trabalho, 15 minutos a pé para pegar o seu almoço e pronto!
  • Não se esqueça de incluir um aquecimento e resfriamento como parte de sua nova rotina, pois isso ajudará a evitar lesões.
  • O alongamento ajuda a manter uma boa postura e reduz o encurtamento muscular. Também ajuda a reduzir a dor muscular, por isso, quando você está começando um novo programa, isso é essencial.
  • Mantenha seu corpo hidratado. Se você está suando, você precisará reabastecer seus fluidos perdidos, pois a transpiração ajuda a regular a temperatura do corpo. A desidratação também pode fazer você se sentir artificialmente cansado.

Os benefícios da caminhada para a saúde 

Muitas pessoas não percebem que caminhar pode ter um efeito positivo na sua saúde. Se você conseguir caminhar regularmente (pelo menos 5 vezes por semana), existem inúmeros benefícios para a saúde;

  • Você se tornará fisicamente mais apto e mais forte. Isso permite que você aumente a quantidade de caminhadas que você faz.
  • Você certamente sentirá a primavera em seus passos como endorfinas, os bons hormônios começam a aumentar em sua corrente sanguínea, dando-lhe uma melhor sensação de bem-estar.
  • Caminhada rápida irá aumentar o seu metabolismo, que é ótimo para queimar calorias.
  • A caminhada regular ajudará a reduzir os riscos de saúde, como doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.
  • A caminhada regular ajudará a baixar a pressão arterial e os níveis de colesterol.
  • A caminhada aumentará a densidade óssea, tornando as fraturas menos prováveis ​​também. Se você está com sobrepeso ou novo para se exercitar – comece devagar enquanto o tônus ​​muscular melhora.
  • Caminhar ajuda a flexibilidade, postura e ajuda a melhorar o equilíbrio.
  • Aumenta naturalmente os níveis de vitamina D (se você caminhar fora durante o dia, a pele produz sua própria vitamina D). A vitamina D ajuda a reduzir a osteoporose, fraturas e reduz o risco de diabetes.

Perda de peso – quais benefícios da caminhada

Um passeio lento no parque é certamente um excelente ponto de partida, mas se o seu objetivo principal for a perda de peso, você precisará elevar a parada para aumentar um pouco sua frequência cardíaca. A caminhada e a perda de peso não acontecem da noite para o dia, embora, se você combinar caminhar com outras atividades e uma dieta reduzida em calorias, tenha certeza de que alcançará seus objetivos mais cedo. A caminhada regular aumenta o seu metabolismo, o que significa que você ainda queima calorias quando em repouso, pois seus músculos reabastecem o glicogênio pronto para a próxima caminhada. Você pode obter resultados de perda de peso e se sentir mais saudável em apenas duas semanas de um programa de caminhada. 

Alcançando um planalto – Benefícios da caminhada

Nossos corpos se adaptam habilmente ao exercício regular; Se você continuar fazendo o mesmo programa repetidas vezes, os benefícios começarão a diminuir. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a ficar no topo do seu jogo e evitar um patamar;

  • Apimentar um pouco. Mude sua rota para incorporar superfícies irregulares e colinas para desafiar diferentes grupos musculares ao longo do caminho.
  • Mude o ritmo de sua caminhada com intervalos de caminhada rápida para realmente fazer o coração bater mais rápido.
  • Tente incorporar outras atividades, como ciclismo, natação e treinamento de força / resistência.
  • O cansaço pode ser causado pela falta de boa nutrição. Tente seguir um plano nutricional equilibrado e saudável.
  • É importante reorientar e rever seus objetivos regularmente, pois eles provavelmente mudarão com o tempo. Seu programa deve ser progressivo e desafiá-lo à medida que você melhora.

Pedômetros 

Pedômetros são ótimas ferramentas motivacionais usadas para contar o número de passos que você toma diariamente. Eles podem ser usados ​​por quase todos e são tão pequenos e discretos que podem ser usados ​​sem que ninguém saiba que você está usando um (por exemplo, em um bolso). 

Muitos de nós ficam motivados quando temos um foco ou objetivo a alcançar. Os pedômetros são ótimos para nos dar um foco, registrando o número total de passos dados em qualquer dia, a motivação e a motivação dentro de nós nos desafia a melhorar esse número no dia seguinte. 
Não é incomum totalizar 3.000 passos por dia apenas completando atividades diárias e sem acrescentar nenhum exercício extra ou caminhada. Ao completar 6.000-10.000 passos por dia em um nível de intensidade moderada, você queimará mais calorias. Sustentar 6.000-10.000 passos diários para auxiliar no gerenciamento de peso.

Juntando-se a um clube para caminhar 

Embora algumas pessoas gostem da ideia de andar sozinhas no interior tranquilo e de se sentir ao ar livre sem serem incomodadas, outras preferem desfrutar de compartilhar a experiência ao lado de outras pessoas que pensam da mesma maneira.

Por que não considerar juntar-se a um clube de caminhada para aproveitar mais benefícios…?

  • Você será motivado a andar mais regularmente quando ver os benefícios da caminhada
  • Você será encorajado por outras pessoas em seu clube.
  • Rotas e passeios são planejados – assim você terá passeios regulares sem ter que planejar seu dia, tudo que você precisa fazer é apreciar a paisagem.
  • Líderes experientes oferecerão qualquer apoio e orientação necessários e poderão fornecer informações sobre passeios adicionais que possam lhe interessar.
  • Encontrar novos amigos é inevitável, haverá uma grande variedade de pessoas e todos terão pelo menos um interesse comum.

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